quinta-feira, agosto 21, 2025

A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho

A Inteligência Emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos.

A Inteligência Emocional se tornou um tema recorrente nos dias atuais, principalmente relacionada ao ambiente de trabalho, pois ela é fundamental para o melhor desempenho das pessoas no dia a dia corporativo.

Mas afinal o que é a Inteligência Emocional (IE)? É a capacidade de uma pessoa administrar e compreender as próprias emoções, ter conhecimento do efeito delas no desempenho e no sucesso da empresa. Além disso, a IE também visa entender e gerir a emoção de cada um dos envolvidos no ambiente profissional.

O autor americano Daniel Goleman, é referência no assunto. Ele é autor do best-seller “Inteligência Emocional, a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, lançado em 1995. Veja o livro na Amazon aqui.

Ele dividiu as principais características emocionais da IE em 4 grupos:

  • Autoconhecimento: capacidade de compreender suas emoções, conhecer quais são seus pontos fortes e fracos, suas preferências e sentimentos mais íntimos, para que possa desenvolvê-la de forma consciente. Evitando reações automáticas e tendo interações sociais mais empáticas.
  • Gestão das emoções: é a forma de lidar e saber reconhecer suas emoções. Administrando suas emoções, você evita reações automáticas e resolve a situação com mais consciência.
  • Empatia: é sobre se conectar com o outro e tentar compreender suas emoções, buscar entender suas dores e alegrias e ser gentil com a sua história e sentimentos, isso através da presença e da escuta ativa.
  • Sociabilidade: é a relação entre você, o outro e as circunstâncias controláveis e incontroláveis da vida.

Por que é importante ter conhecimento da sua inteligência emocional no ambiente de trabalho:

Porque não importa o que esteja passando na sua vida pessoal, dívidas, problemas no relacionamento, essas questões não irão interferir de forma negativa no seu desempenho, você não deixará de entregar bons resultados, pois tem o controle das suas emoções e sabe separar suas atividades pessoais e profissionais. Você se relaciona bem com seus colegas de trabalho, independente da hierarquia organizacional, você é bem sucedido na função que exerce, não precisa ser extremamente competitivo, respeita e reconhece o valor de cada um dentro da organização. É empático com todos os seus colegas de trabalho.


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Está aberto e possui controle das suas emoções para receber feedbacks positivos, negativos e críticas construtivas. Busca por outras opiniões para saber no que melhorar e se desenvolver cada vez mais. Participa dos desafios sugeridos pela organização, pois sabe que é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Desenvolver e colocar em prática a Inteligência Emocional no ambiente de trabalho só traz benefícios para o seu desempenho e consequentemente para a empresa em que trabalha, por isso é muito importante que as empresas estimulem suas equipes a desenvolverem essa habilidade através de treinamentos, palestras, meditações ou livros.

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