2020 foi um ano totalmente atípico, ano que muitos de nossos planos tiveram que ficar só no papel. Mas foi justamente pelas surpresas [desagradáveis], deste ano, que foi possível nos descobrirmos mais resilientes e capazes de nos reinventarmos, descobrindo novas aptidões e abandonando hábitos que notamos que não fazem mais sentido. São muitas lições que aprendemos em 2020 que devemos levar para 2021.
Tudo mudou em 2020 o jeito de se relacionar, de consumir, de estudar, de se divertir, dentre outras atividades. Nossas opiniões e valores mudaram e muitas dessas mudanças vão nos acompanhar em 2021.
A primeira lição que aprendemos neste ano foi a resiliência, desenvolvemos a habilidade de passar por situações difíceis sabendo contorná-las e voltar ao nosso estado normal. Aprendemos a mudar a rota quando necessário para chegarmos onde desejávamos. E essa é uma habilidade mais que bem vinda para virar o ano conosco. Ela pode nos acompanhar em todos âmbitos da vida, pessoal, profissional e familiar.
Outra habilidade, foi a inteligência emocional. A quarentena imposta em virtude do vírus Covid-19 nos fez ficar isolados de quem mais amamos. Também paramos de fazer muitas coisas, de ir em lugares que gostávamos, de praticar exercícios e de fazer coisas que eram nosso ponto de renovação e paz. Tivemos que nos reinventar, controlar as emoções e saber encontrar o equilíbrio de outras formas. Aprendemos a ficar sozinhos, sem nos sentirmos solitários, depressivos e a cuidar da nossa saúde mental.
O convívio em família, foi outra lição. Muita gente mal se encontrava com seus familiares, não tinham tempo de qualidade com a família, não se dedicavam a acompanhar seus filhos no aprendizado escolar. Agora, pais e responsáveis, foram “obrigados”, a acompanhar e estar 100% presente na educação dos filhos e puderam ver o quanto isso é importante. Junto, veio o aprendizado de exercer a paciência. Paciência com os filhos, familiares e com as situações adversas.
Tivemos que nos adaptar a um novo mundo, com uma forma diferente de educação, consumo e relacionamento. Tudo passou a ser interativo através das telas que nos aproximaram e afastaram ao mesmo tempo. A forma de consumir os produtos também passou a ser online, na internet, onde oferece inúmeras opções, o que nos faz ser mais seletivos e cuidadosos, e mesmo quem tinha aquela desconfiança de comprar pela rede teve que mudar de opinião.
A forma de trabalho mudou, o home office foi implatado, perdemos o contato direto com nossos colegas de trabalho e aprendemos a concentração e administração do tempo. Tivemos que aprender a separar rotina de trabalho e particular para evitar a sobrecarga.
LEIA MAIS: Como planejar as metas para 2021
Praticamos mais a empatia e entendemos ainda mais que cada um tem que fazer sua parte para contribuir para mudanças. Para o fim da pandemia, por exemplo é muito importante que cada um faça sua parte. O uso de máscara passou a ser um sinal de respeito e empatia.
Economicamente, passamos a gastar com mais responsabilidade, mudamos de profissão, descobrimos outras formas de ganhar dinheiro para nosso sustento. Usamos a tecnologia a nosso favor, descobrimos que podemos aprender tudo pela internet, e de graça. Engenheiros viraram cozinheiros, psicólogas viraram Youtubers. E se descobriram mais felizes com suas novas profissões.
Com mais tempo em casa, aproveitamos para reformar cômodos, cuidar do jardim, separar roupas, brinquedos e outros para doar. Trocamos os equipamentos da academia por adaptações em casa. Os livros empoeirados saíram das prateleiras e arrumamos tempo para aquele curso online que queríamos fazer.
Essas foram as lições de 2020 que devemos levar para 2021 e manter em nossas vidas, pois foram mudanças benéficas, assim seremos mais conectados, pacientes, empáticos, autodidatas, especialistas em alguma área nova e seguros de como somos capazes de sempre nos reinventarmos.