sexta-feira, agosto 22, 2025

Trabalhar durante o intercâmbio faz mesmo a diferença?

Conviver com pessoas de diferentes nacionalidades durante o intercâmbio faz com que apreendamos muito, imagina trabalhar em uma empresa no exterior?

Uma das minhas metas quando cheguei para fazer intercâmbio na Irlanda em 2006 foi bastante parecida com a de milhares de brasileiros que todos os anos desembarcam aqui para estudar inglês: conhecer o mercado de trabalho e ter minha experiência em uma empresa no exterior. Eu estava formado, pós-graduado e sabia da importância de ampliar minha rede de contatos com pessoas experientes. Me dediquei nisso e o resultado foi mais rápido do que eu imaginava.

Conviver com pessoas de diferentes nacionalidades já é uma forma de aprender muito. Quando essa experiência acontece no ambiente de trabalho, o impacto é imensamente maior. É a chance de descobrir detalhes do comportamento das pessoas em suas rotinas diárias e, ainda, de trabalhar a flexibilidade necessária para o ambiente de trabalho, como o respeito ao próximo, a tolerância e o controle emocional.

Foi pensando exatamente em oferecer isso aos intercambistas que criamos na SEDA College um programa de estágio gratuito para todos os alunos matriculados em cursos de seis meses. Temos mais de noventa empresas parceiras para receber os candidatos que queiram trabalhar e aperfeiçoar o idioma durante o intercâmbio. São vagas nas áreas de tecnologia (TI), marketing, vendas, administração, negócios, hospitalidade, mídia, design, arquitetura, serviço ao cliente, engenharia, contabilidade e outras.

A experiência não garante uma colocação no mercado de trabalho, mas faz toda a diferença no currículo e nas lições que os estagiários levarão para a vida. Além disso, algumas áreas necessitam cada vez mais de profissionais qualificados e com diferenciais. Ter conhecimento em novas tecnologias ou, simplesmente, uma experiência internacional pode colocar um candidato à frente de tantos outros na hora de procurar emprego. Na Irlanda, o setor de tecnologia tem contratado muitos imigrantes brasileiros. Estagiar no exterior pode abrir muitas portas para quem deseja seguir carreira em grandes empresas.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link