A maioria das pessoas gostariam de melhorar a sua comunicação, na verdade, gostariam de já ter nascido bons comunicadores. Para apresentarem o trabalho da escola bem, ter segurança nas entrevistas de emprego, apresentar uma nova ideia ou produto no trabalho, falar em público, ser um bom vendedor, entre outras facilidades de um bom comunicador.
Falar bem colabora em todas as áreas da nossa vida, pessoal, familiar e profissional. A comunicação no âmbito profissional pode até impulsionar a carreira de uma pessoa.
Pois uma boa comunicação transmite clareza, respeito e autoridade. E não importa a sua posição ou função, a habilidade de se comunicar bem é fundamental para quem busca desenvolver a carreira.
Assim como outras habilidades, a comunicação também pode ser desenvolvida. Não é uma exclusividade das pessoas que já são boas comunicadoras naturalmente. Como praticamente tudo na vida, para melhorar a capacidade de comunicação é preciso exercitar.
Só com a prática podemos nos aperfeiçoar. Então listamos algumas dicas para você melhorar a sua capacidade de comunicação:
1. Conheça os tons da sua voz
Para isso leia trechos de livros, revistas e jornais em voz alta. Grave sua leitura para depois identificar os erros e acertos. Observe sua respiração, volume e ritmo. Assista vídeos, entrevistas e afins de pessoas que admira por falar bem. Observe o que gosta na fala deles para se inspirar e repare no que não gosta para não repetir. No seu exercício tente identificar em quais situações de conversa você deve utilizar cada volume e entonação.
2. Observe a sua linguagem corporal
A linguagem corporal também faz parte de uma comunicação efetiva. E ela as vezes, pode ser um problema. Por exemplo, para as pessoas que gesticulam demais, pode trazer problemas para quem não se policiar e para as pessoas que geralmente ficam de braços cruzados, pode transmitir a impressão de total desinteresse.
Treine no espelho da sua casa para conhecer a sua linguagem corporal e saber o que melhorar ou mudar.
LEIA MAIS: A importância da linguagem corporal na entrevista de emprego
3. Faça exercícios vocais
Faça exercícios para treinar o músculo da face e melhorar a sua dicção, assim você poderá pronunciar com mais clareza as palavras. Com isso vai melhorar palavras que tem dificuldade em falar, por exemplo, e terá mais segurança na hora de se comunicar. Treine assistindo vídeos no Youtube, invista em cursos online ou se achar necessário procure profissionais como fonoaudiólogos ou coaches de oratória.
4. Tenha um vocabulário extenso
Para se tornar um bom comunicador, devemos ser bons ouvintes e leitores. A leitura faz muito bem para o nosso cérebro, agrega bons conteúdos e enriquece o nosso vocabulário. Para não ficar com o vocabulário limitado leia sobre todos os assuntos, mesmo que não seja do seu interesse.
5. Tenha calma
Tente não parecer ansioso e inseguro durante os diálogos. Sempre que tiver uma reunião, apresentação ou algo mais formal treine antes de começar. Tenha confiança, não deixe o nervosismo atrapalhar a sua fala ou passar a impressão errada. Respire fundo e mantenha o controle, tenha inteligência emocional para saber lidar com a insegurança e não deixar ser dominado por ela.
Na verdade, a insegurança não vai se manifestar se você aplicar as dicas acima. Aproveite para começar a colocar as dicas em prática lendo esse texto em voz alta. Boa leitura!