quinta-feira, agosto 21, 2025

Como adaptar o seu currículo para passar pelos softwares de recrutamento

Com o atual cenário pandêmico e o alto nível de desemprego, o currículo passou a receber atenção redobrada pelos recrutadores.

Entregar currículo pessoalmente de porta em porta já não era a melhor opção mesmo antes da pandemia. Com as novas formas de contratações como LinkedIn, e-mail e outras plataformas para buscar emprego ficou mais fácil espalhar currículos e aumentar as chances de contratação.

Mas com essa facilidade, veio também os softwares de recrutamento, ou seja, robôs passaram a escolher currículos nas seleções de emprego. Eles fazem a triagem de milhares de currículos que as empresas recebem. Com o atual cenário pandêmico, a economia indo mal e muito desemprego, os currículos passaram a chegar a todo momento em maiores quantidades.

Então, os softwares de recrutamento entram em ação para otimizar o tempo das mãos humanas. A lógica é usar inteligência artificial e algoritmos para escanear os currículos e buscar as habilidades desejadas para cada vaga.

Com os softwares as empresas também esperam que seja eliminada qualquer forma de preconceito, que pode acontecer na seleção humana, como a exclusão de mulheres e as minorias. O fato é que agora esse modo de seleção está sendo utilizado por diversas empresas, o que faz necessário adaptar os currículos para serem selecionados pelos robôs e em seguida pelos recrutadores.

Para evitar que a sua candidatura seja interrompida pelos softwares, siga as dicas abaixo:

Use as palavras-chave corretas

As palavras-chave que devem aparecer no currículo são as mesmas usadas nos requisitos da vaga. Os softwares de recrutamento escaneiam os currículos a procura de palavras que indiquem que o candidato é bom para o cargo. Por isso tenha certeza de que essas palavras apareçam no currículo, seja no título do cargo ou na descrição de funções anteriores.

Opte pelo simples

Não use gráfico, imagens e fontes diferentes, o que pode parecer atrativo para os humanos, atrapalha a seleção dos robôs, que provavelmente irão ignorar. Faça escolhas simples, use um design limpo e com uma fácil leitura.

Evite cabeçalhos, tabelas e caixas de textos

Não coloque seu nome e informações de contato dentro de um cabeçalho na parte superior do documento, pois as varreduras dos softwares de recrutamento não coletam essas informações

Não deixe lacunas no seu currículo

Alguns softwares são programados para rejeitar currículos que apresentam longos períodos de tempo sem atividade. Para que isso não ocorra, especifique o motivo da pausa, no formato de um emprego ou inclua outras atividades no currículo.

Encontre alternativas para ser notado

Se conhecer alguém com influência no mercado de trabalho e que esteja disposto a ajudar, não hesite em pedir ajuda. Peça dicas para melhorar o seu currículo e conquiste a tão sonhada vaga.

Mantenha seu currículo atualizado

Mesmo antes dos softwares, manter o currículo atualizado é essencial, pois experiências muito antigas também serão descartadas por eles. Outro ponto fundamental é adaptar o currículo a cada trabalho, inserindo palavras-chave do anúncio de cada emprego que tenha interesse.

Com essas dicas, seu currículo não será descartado pelos softwares de recrutamento e terá mais chances de chegar nas mãos certas. Boa sorte!

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link