A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas em todas as áreas da vida, inclusive no trabalho. Na área profissional as mudanças ocorreram tanto para o empregador, quanto para os profissionais. Houve mudanças nas relações trabalhistas, cortes salariais, instabilidade de algumas áreas, nova rotina de trabalho (home office), entre outras mudanças.
Tudo isso fez com que muitos profissionais reavaliassem suas carreiras e aumentou o desejo de mudar de emprego. E, também reforçado pela pandemia, as razões para mudar de trabalho vão agora muito além de questões salariais.
A razão está também nos desejos pessoais, de fazer o que realmente gosta, de não buscar status, mas felicidade, de se encontrar na profissão e prestar serviço a quem necessita. As pessoas ficaram muito reflexivas nesse tempo e novas necessidades foram despertadas, principalmente pela percepção da fragilidade da vida. Ver inúmeras mortes, perder entes queridos, adoecer, sensibilizou e fez com que as pessoas buscassem outras razões para o que fazem da vida e reavaliar o que é mais importante.
O trabalho passou a ocupar um papel ainda mais importante, já que foi uma das poucas coisas que ainda podemos fazer durante a pandemia.
Mas a decisão de mudar de emprego não é nada simples. As pessoas ficam confusas e cheias de dúvidas, se vão se adaptar ao novo trabalho, se vão gostar do ambiente, se está realmente na hora de começar tudo de novo e reafirmar as capacidades, se realmente será uma boa troca.
Por isso é preciso considerar alguns pontos essenciais para decidir se é uma boa ideia trocar de trabalho:
1. Conheça suas reais motivações
O que te faz querer mudar de emprego é algo certo e não uma insatisfação momentânea? Antes da mudança avalie se a posição em que está atualmente atende seus objetivos e o motiva. Análise se ainda há possibilidades de crescimento na empresa atual, se elas ainda não foram esgotadas, há a possibilidade de pensar algo dentro da própria empresa.
2. Avalie o cenário econômico
A pandemia trouxe muita instabilidade para o cenário econômico, alguns segmentos foram mais afetados que outros, outros continuam oferecendo mais estabilidade ou demitem menos, avalie em qual o seu se encaixa. Segmentos como consumo (Higiene Pessoal e Limpeza, Alimentos e Bebidas), tecnologia e saúde, por exemplo, continuaram mais estáveis.
3. Considere a estabilidade da empresa
Estude a estabilidade da sua empresa atual, e se já tem algo novo em vista, compare com a nova proposta. Pesquise a estabilidade financeira e investimentos no país das duas organizações e veja se são capazes de oferecer o desenvolvimento profissional que você busca e qual atenderia melhor.
4. Investigue a cultura organizacional
Pesquise sobre a cultura organizacional da empresa que tem em vista, compare com sua atual empresa, veja se seus princípios estão alinhados a cultura da empresa. É muito importante que isso seja levado em consideração, pois afetará diretamente no sucesso da sua trajetória. Sua satisfação com o trabalho depende muito do que são seus valores essenciais, vindo de fatores culturais e também por experiências individuais.
5. Analise salário e benefícios
O salário e benefícios pesam muito nessa decisão. Por isso compare, sem esquecer de contabilizar o pacote de benefícios. Além de um bom salário é importante levar em consideração benefícios como 14º salário, bônus, PLR, assistência médica e odontológica, previdência privada, carro, ajuda de custo, notebook, celular, auxílio moradia, auxílio para estudos, auxílio creche, refeição e vale alimentação e plano de saúde principalmente se for extensível aos familiares.
6. Considere seu relacionamento na empresa atual
Considere seu relacionamento com seus colegas de trabalho e principalmente com o chefe, um relacionamento ruim com o superior direto é uma das grandes causas para pedidos de demissões na empresas. Por isso se você tem uma relação de confiança e transparência com seu chefe, deve levar muito em consideração na hora da sua decisão de trocar de trabalho.
7. Aprendizagem e crescimento
Avalie se seu trabalho atual te proporciona novos aprendizados e se há possibilidade de crescimento. Se não há, é um alerta para realmente buscar uma nova posição, ainda assim pode buscar essa mudança dentro da empresa atual. Se a possibilidade é mesmo descartada, considere isso nas novas empresas. Mas já comece a aprimorar novas habilidades buscando cursos na internet, certificações e afins.
8. Flexibilidade
A pandemia transformou a forma de trabalhar, por isso a flexibilidade é um fator importante a ser levado em consideração. Algumas empresas oferecem uma rotina de trabalho mais flexível e menos intensa, o que interfere na saúde e qualidade de vida. Algumas organizações passaram a priorizar mais as entregas ao invés de horários cumpridos.
A flexibilidade veio para ficar na pandemia e no pós pandemia, por isso é uma questão importante para ser considerada. O ideal é buscar por oportunidades que ofereçam home office frequente e espaços flexíveis com fornecimento de equipamentos ergonômicos de trabalho.
9. Saúde e qualidade de vida
Também como consequência da pandemia, a saúde teve mais destaque e passou a ser tratada com mais prioridade. Por isso, atualmente os profissionais optam por oportunidades que proporcione melhor qualidade de vida. Levam em consideração empregos em que as empresas sejam mais próximas de casa para não gastar tempo no trajeto e trânsito, horários flexíveis para ter tempo para a família, saúde no pacote de benefícios, entre tantas outras facilidades que passaram a pesar mais que salário ou crescimento de carreira.
10. Possibilidade de carreira a curto prazo
Muito tempo no mesmo cargo e função pode não agradar muitas pessoas, então na hora de mudar de trabalho, essa possibilidade com certeza vai ser levada em consideração, principalmente entre os mais jovens.
É claro que para mudar de posições e ter cargos melhores é preciso dedicação e merecimento pelos esforços. Se na sua empresa atual você nunca foi recompensado por suas conquistas e não está bem com sua função, realmente é hora de buscar outro lugar. Por isso pesquise sobre as empresas em vista, veja o que pessoas que trabalham nelas falam.