Estar sobrecarregado no trabalho é reflexo do excesso de atividades que desempenhamos na organização onde trabalhamos. Longas jornadas laborais, grandes demandas para serem executadas em prazos curtos e rotinas estressantes podem sobrecarregar a nossa condição biopsicológica.
Como sugere o nome, a condição biopsicológica se refere à biologia e à psicologia, condição que gera efeitos gravíssimos para a saúde física e mental.
24 horas não te parecem o suficiente? Você não consegue seguir seus planejamentos e se organizar? Nunca sobra tempo para o lazer? Esses são alguns dos sinais de que você está sobrecarregado no trabalho.
Listamos 8 sinais de que você está sobrecarregado no trabalho e precisa buscar ajuda para melhorar a rotina e a qualidade de vida:
1. Dores constantes no corpo
As dores começaram a aparecer com mais frequência e mais intensas, isso porque você provavelmente passa horas sentado trabalhando em frente ao computador ou por exercer movimentos repetitivos.
2. Ansiedade
Com tantos afazeres você desenvolveu ansiedade devido as cobranças do trabalho e os prazos para a execução das tarefas, e os sintomas da ansiedade te acompanham, nervosismo, medo, apreensão e preocupação.
3. Tentativas de evitar o chefe
Reuniões ou até mesmo conversas corriqueiras com o chefe já te preocupam com medo de que ele irá passar mais atividades. E você quer evitar, tornando-se até uma pessoa desagradável com ele, o que pode prejudicar seu emprego, pois pode parecer desinteresse.
4. Acordar cansado e com dores de cabeça
Sua ansiedade e suas dores já não te deixam dormir bem, você acorda cansado sem disposição para começar as atividades necessárias e está sempre com dores de cabeça.
5. Queda na produtividade
Seu trabalho já não é mais o mesmo, perdeu a qualidade, porque você já não produz tão bem e gasta muito tempo em atividades que fazia em minutos. Isso aumenta sua apreensão com prazos e em questão com a cobrança dos chefes.
6. Estresse exagerado
Qualquer coisa simples te irrita e já é motivo para explosão e uma grande discussão. Está sempre tenso e até sofrendo com pequenas coisas que te irritam antecipadamente, sem mesmo acontecer.
7. Queda de imunidade e desenvolvimento de doenças graves
Em razão de todos os fatores já citados, falta de tempo, nervosismo, ansiedade para entregar atividades você acaba não se cuidando e nem se alimentando direito, com isso frequentemente fica gripado e com infecções e desenvolve outras doenças graves, como depressão, LER (Lesão por Esforços Repetitivos), entre outras.
LEIA MAIS: 5 dicas para prevenir o estresse e a ansiedade ao voltar para o escritório pós pandemia.
Esses são alguns dos sinais de alerta para você saber que precisa ter uma conversa franca com seu superior. Porque algumas vezes o colaborador, além de prejudicado e exausto, também acabará atrapalhando a produtividade da empresa.
Para reverter essa sobrecarga, sugerimos algumas iniciativas:
- Procure o órgão responsável na sua organização, o setor de Recursos Humanos, para rever suas funções e esclarecer como se sente.
- Opte por trabalhar em uma boa organização, que pensa na saúde dos funcionários e que investe no bem estar dos seus colaboradores, com eventos, palestras e treinamentos por exemplo.
- Organize seu tempo e respeite o cronograma.
- Defina seus objetivos e a ordem de prioridade deles.
- Reserve um tempo para cuidar do seu corpo, faça exercícios físico, caminhadas e meditação.
- Estabeleça metas realistas.
- Invista em tecnologia, tenha bons equipamentos e com boa funcionalidade para não te atrasar.
- Saiba dizer não para tarefas secundárias que não são prioridades.
- Separe bem a vida pessoal e profissional, tenha tempo de qualidade com sua família.
- Mude seu estilo de vida em relação a sua forma de trabalhar, preze pela sua saúde mental e física.