Fui demitido e agora? Essa é uma surpresa que ninguém deseja vivenciar, mas infelizmente, foi a surpresa que muitos receberam durante a pandemia. E, se em tempos normais isso já é difícil, na pandemia a preocupação é redobrada, afinal você fica sem perspectiva de quando as coisas vão melhorar.
Quando o desemprego bate é desesperador, com contas a pagar e sem nenhuma opção de encontrar uma nova colocação em curto espaço de tempo, você fica completamente apreensivo e duvidando se as coisas ficarão bem. A primeira lição para o momento em que você pensa “fui demitido, e agora?” é não entrar em pânico e tentar se organizar do ponto de vista pessoal e financeiro.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), por conta da pandemia do Covid-19, o número de pessoas sem trabalho, no mundo, ainda pode aumentar em quase 25 milhões.
Um dos primeiros passos para responder sua pergunta “fui demitido, e agora?”, é reduzir o ritmo e fazer as coisas com calma para não atropelar nada e não agir por impulso.
Mantenha o autocontrole e pratique essas dicas orientadas por profissionais.
1. Seja sincero com a família
Algumas pessoas se sentem envergonhadas de ter perdido o emprego, mesmo sem ter sido culpa delas, e acabam escondendo para o companheiro ou família em geral. Mas é preciso abrir o jogo, pois é nesse momento que precisará de um apoio emocional. E a compreensão de todos que moram na casa, por exemplo, para o corte de gastos ou empréstimos para uma emergência. Deixe claro para sua família sobre a situação atual e faça um planejamento financeiro para os próximos meses.
Amigos também devem ser informados, pois podem oferecer apoio moral, financeiro e algumas vezes contribuir com indicações de vagas.
2. Mantenha a calma
Manter o controle emocional nesse momento é fundamental, você não podia prever ou evitar a demissão, então lembre-se que a dificuldade é provisória e você precisa de forças para contornar a situação. Entrar em desespero ou depressão, só vai agravar o problema, torná-lo mais dolorido e difícil de resolver, por isso mantenha a calma. E em casos extremos pode ser necessário buscar ajuda médica ou psicológica.
3. Comece a praticar exercícios físicos
A prática de exercícios físicos ajuda a manter a mente saudável, caso não esteja acostumado com práticas esportivas e o momento, claro, não permite pagar uma academia, faça caminhadas próximo de casa, em parques e praças. Procure centros esportivos públicos que ofereçam atividades gratuitas, assista na internet instruções para exercícios, yoga e respiração. Assim, o corpo ficará em movimento, a energia será renovada e nem terá tempo para pensar em sofrer.
4. Atualize seu currículo em plataformas de emprego
É muito importante manter o seu currículo atualizado com as informações do seu último trabalho, habilidades que adquiriu, responsabilidades e projetos desenvolvidos. Informa-se sobre como os profissionais de sua área estão se apresentando ao mercado e recicle seu currículo de acordo com esses parâmetros. Existem cursos gratuitos que você pode fazer para se atualizar e se recolocar no mercado. Aproveite o tempo livre para desenvolver habilidades que irão agregar valor ao currículo. Atualize seu perfil em sites de vagas de emprego, redes sociais de carreira, como o LinkedIn, faça networking na rede e fora dela.
5. Procure emprego diariamente
Procurar emprego exige muita dedicação e tempo, é uma atividade diária que requer empenho e paciência. Todos os dias procure em todos os canais as oportunidades, na internet, jornais, redes sociais e contato com colegas de profissão e amigos em geral. Informe-se sobre companhias em expansão que buscam profissionais com o seu perfil e vá até lá para se apresentar, deixe as pessoas saberem que está procurando. Muitas oportunidades profissionais aparecem de indicações e também de onde menos se espera.
6. Aprimore seus conhecimentos
Invista o tempo para se atualizar e se aprimorar profissionalmente com cursos on-line e gratuitos. Por causa da pandemia, muitas instituições de ensino, inclusive instituições famosas e renomadas disponibilizaram cursos em seus sites. Encontre os relacionados com sua área ou algum que te interessa e que te deixará mais preparado pra enfrentar as oportunidades de emprego.
7. Reinvente-se, redesenhe sua carreira
Talvez suas habilidades estejam em desconformidade com o mercado de trabalho atual e profissionais com o seu perfil não sejam mais tão procurados. Pesquise para saber como redesenhar sua carreira dentro da mesma área de atuação ou mude para outra que também sempre teve afinidade. Dependendo da sua situação busque uma fonte de renda imediatamente, sabendo que é provisória. Invista em hobbies, você pode monetizar agora sua habilidade em confeitaria, por exemplo. Vender doces e as vezes até pegar gosto por isso, e mudar de profissão e investir nessa habilidade para aprimorar e crescer.
Depois desse post, quando se perguntar “fui demitido e agora?”, terá pelo menos 7 passos, de inúmeras outras dicas para correr atrás de um novo emprego e ficar tudo bem. Boa sorte!