Quando você vai para uma entrevista de emprego, há duas possibilidades, ser contratado ou não. Até aí, tudo bem, todos nós sabemos disso. Mas e quando ficamos sem um feedback? Sem saber por que não avançamos? É ruim né?
Pois é, uma das principais dores que todo candidato enfrenta quando participa de um processo seletivo é a falta de feedback. Afinal, ele fica sem saber onde errou e o que poderia ter feito para ser melhor.
Inclusive, quando isso acontece é a própria imagem da empresa que é abalada. Afinal, a falta de feedback mostra um certo descaso para com quem se empenhou e lutou para conseguir uma vaga de emprego.
A importância do feedback
Pense comigo: quando alguém se candidata a uma vaga de emprego, essa pessoa está mostrando vontade de trabalhar na empresa. De certo modo, aquela vaga atraiu a atenção e empenho dela.
É bem provável que o candidato se preparou para ir para entrevista, e passar por todas as etapas do processo seletivo no desejo de conseguir a tão sonhada vaga. No entanto, alguém mais preparado que ele foi selecionado. Isso faz parte.
Porém, o candidato ficou sem um retorno, sem saber por que não foi selecionado. O que ele disse de errado, quais foram os seus pontos fracos na entrevista, quais foram as qualificações que pesaram na escolha.
Enfim, isso chega a dar um vazio em quem concorreu a uma vaga. Já, se esse candidato receber um feedback mostrando porque não conseguiu a vaga, ele sentir-se-á muito melhor, entendendo como poderá melhorar nas próximas entrevistas.
O cuidado com feedback muito genéricos
Apesar do feedback ser um dos pontos mais importantes para uma entrevista de emprego, é preciso tomar alguns cuidados com feedbacks muito genéricos. Por exemplo: você não conseguiu a vaga pois tinha um candidato mais qualificado.
No que o outro candidato era mais qualificado? Ele possuía mais experiência ou mais cursos? Quais foram os critérios que fizeram a empresa optar pela escolha? O que o candidato que não foi escolhido poderia fazer para ser melhor na próxima?
Repare que neste pequeno exemplo, apesar da empresa fornecer um feedback, ele foi genérico. Ou seja, o candidato não soube bem ao certo no que poderia melhorar. E ele ficou com a mesma sensação de que se não estivesse recebendo feedback algum.
O processo seletivo precisa ser mais humanizado
As empresas precisam entender que o processo seletivo precisa ser mais humanizado. E isso começa com o feedback em cada etapa do processo seletivo. Inclusive, a própria tecnologia possibilita que isso aconteça.
Ou seja, a empresa por meio do uso de softwares pode fornecer o feedback em cada etapa sem custo ou dispêndio de tempo. Por exemplo, em cada fase todos os candidatos recebem um feedback e podem acessar o sistema para saber dele.
Além de melhorar o próprio processo seletivo, a imagem da empresa terá muito mais destaque. Afinal, o candidato certamente vai mostrar nas suas redes sociais como essa empresa trata os candidatos à vaga.
O colaborador no centro do negócio
Hoje muito se fala sobre colocar o cliente no centro do negócio. Ele precisa ser feito com o colaborador da empresa. Afinal, é ele que se empenha para que a organização alcance os resultados desejados.
Esse colaborador um dia foi um candidato àquela vaga. Por isso, tudo começa no processo seletivo. A empresa precisa entender que os próprios candidatos são consumidores da sua marca.
Dessa maneira, o processo seletivo humanizado, garante a satisfação do candidato, a atração dos melhores talentos do mercado, e certamente mais lucro para o próprio negócio. Afinal, todos vão falar bem dessa marca humanizada.
Portanto, se a sua empresa quer ter um lugar de destaque em um mercado que está cada vez mais concorrido, é preciso pensar em um processo seletivo humanizado, que forneça um feedback detalhado para todos os candidatos. Isso faz toda diferença.
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