sexta-feira, agosto 22, 2025

A importância do Empoderamento Feminino nas empresas

O Empoderamento Feminino dá poder para as mulheres para que tenham maior participação social e acesso a todos os direitos, basicamente é a consciência coletiva através de ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a igualdade de gênero.

Você sabe o que é o Empoderamento Feminino? O assunto ganhou espaço atualmente mas muitas pessoas não sabem o que é. O Empoderamento Feminino dá poder para as mulheres para que tenham maior participação social e acesso a todos os direitos, basicamente é a consciência coletiva através de ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a igualdade de gênero. E acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres. Ele é uma consequência do movimento feminista. E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Empoderamento Feminino não é uma ação que busca privilégios, ele busca igualdade. E qual a importância do Empoderamento Feminino nas empresas?

Antes, já que o Empoderamento Feminino é uma consequência do movimento feminista, vamos relembrar resumidamente o que ele prega, o feminismo prega a igualdade de gênero, uma sociedade onde mulheres e homens tenham os mesmos direitos. Defende que as mulheres possam ganhar o mesmo salário que os homens, entre outros direitos. O movimento desfaz a ideia de que mulheres são rivais entre si, usando o novo termo sororidade, que é o sentimento de solidariedade e empatia entre as mulheres.

Retomando a importância do Empoderamento Feminino nas empresas, é muito importante que as organizações sejam adeptas ao movimento porque gera atração, retenção e egajamento dos colaboradores, reconhecimento de talentos e possibilita aumento na produtividade. Também gera uma imagem positiva para a empresa e consequentemente, aumento nas vendas, preferência entre as concorrentes e mais lucros.

A prática do Empoderamento Feminino nas empresas ainda é necessária, porque mesmo que a situação das mulheres tenha melhorado muito comparado a antes, ainda é evidente a desigualdade entre os gêneros, principalmente no ambiente de trabalho. Onde recebem salários menores, mesmo quando exercem a mesma função do homem, desqualificando a força de trabalho feminina.


LEIA MAIS: A importância da inclusão e diversidade no ambiente de trabalho


E a desqualificação do trabalho feminino acontece mesmo que as mulheres muitas vezes têm maior nível de escolaridade. Isso é visivel já nas salas de faculdades, onde são maioria. E tiveram também que enfrentar o preconceito de estar lá e quebrar o paradigma de que só podiam estar em casa, para cuidar da casa e filhos. Elas foram até lá pela consciência do seu papel político, ideológico e trabalhista do sistema capitalista, foram para buscar cargos de liderança e melhores condições de vida e salarial.

Mas isso ainda não acontece, além da diferença salarial, sofrem assédios sexuais e morais dentro e fora do ambiente de trabalho, exercem dupla ou até tripla jornada de trabalho, com o trabalho formal, cuidar das atividades domésticas e cuidar dos filhos. Sofrem preconceito desde a contratação até o retorno por causa da gestação e condições biológicas, sofrem preconceito quando exercem cargos em áreas tradicionalmente associadas aos homens, sugerindo que elas não são capazes.


LEIA MAIS: O machismo no mercado de trabalho


Para mudar essa situação a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram um conjunto de considerações para ajudar as empresas incorporarem valores e práticas que visem a igualdade de gênero e o Empoderamento das Mulheres.

São eles, os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, segundo a ONU Mulheres:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de Empoderamento das Mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link