sexta-feira, agosto 22, 2025

Como montar uma reserva de emergência

Criar o hábito de poupar e seguir corretamente o planejamento para a sua reserva de emergência te ajudará a passar por crises sem aperto.

A reserva de emergência consiste em poupar dinheiro para ter um futuro mais tranquilo, pois quando surgir algum imprevisto poderá contar com esse dinheiro. Nós brasileiros não possuímos a cultura de guardar dinheiro, na verdade temos até o péssimo hábito de gastar mais do que ganhamos. Mas planejar os gastos e saber poupar é uma cultura que devemos adotar para vivermos melhor e com mais estabilidade.

Para começar a guardar dinheiro e montar uma reserva de emergência é preciso fazer um planejamento adequado, sabendo quanto você realmente ganha, com os descontos de impostos e qual o valor dos seus gastos, os fixos como aluguel, luz e afins e os variáveis como fatura do cartão, roupas e etc.

Depois defina a meta que vai poupar por mês, o recomendado é multiplicar de 6 a 12 vezes o valor mensal dos custos da família ou individual. Mas isso depende de cada um, do quanto quer e pode reservar, dos seus planos para o futuro e objetivos.

Para ser um poupador comece devagar que com o tempo vai pegar o hábito e o prazer de poupar. Corte gastos desnecessários para montar sua reserva de emergência, se assina uma revista que não lê, pare de assinar, se tem um carro mas só usa transporte público e só tem gastos de manutenção com o veículo, venda o carro, se tem uma TV de streaming e uma a cabo, opte só por uma.

Só é preciso ficar atento a uma importante questão, a reserva de emergência é o mesmo que pagar um seguro, você tem mas não quer que seja necessário usar. Você está se preparando caso ocorra uma situação de necessidade, não é porque o dinheiro está “guardado” que poderá gastá-lo com coisas supérfluas, como presentes, roupas, acessórios, sapatos ou viagens.

Criar o hábito de poupar e seguir corretamente o planejamento para a sua reserva de emergência te ajudará a passar por crises sem aperto, é melhor sempre estarmos preparados para surpresas desagradáveis. Um grande exemplo disso é a crise que estamos vivendo causada pela pandemia do novo coronavírus, muitos podiam ter amenizado os impactos financeiros em seus orçamentos se fossemos adeptos a cultura de poupar dinheiro. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), 56% dos brasileiros começaram o ano de 2020 sem nenhuma reserva financeira. Por isso mantenha uma situação saudável com o dinheiro, estipule pequenas metas até alcançar o valor desejado da sua reserva de emergência e não seja pego de surpresa com despesas extras no orçamento.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link