O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) abriu seleção para preencher em torno de 3.688 vagas de cursos técnicos em 2021. São três editais com oportunidades para cursos integrados, concomitantes ou subsequentes ao ensino médio, além do curso Proeja para jovens e adultos.
O processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos da instituição são para o primeiro semestre letivo de 2021. As inscrições são totalmente gratuitas e serão feitas online, e para quem não tiver acesso à internet poderá realizar nos campi do IFES. Para isso, será necessário agendar e seguir todos os protocolos de biossegurança devido à pandemia, seguindo o cronograma que será divulgado na página referente ao processo seletivo.
Como será a seleção:
Para os cursos técnicos integrados:
Análise de histórico do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.
Serão consideradas as notas finais de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 6º, 7º e 8º anos. O 9º ano não será considerado devido aos prazos para lançamento das notas pelas escolas de origem dos candidatos, em especial considerando a situação de pandemia. O sistema fará a média ponderada das notas e classificará os candidatos. É preciso estar com a documentação exigida para comprovação das notas.
Para os cursos técnicos subsequentes, concomitantes e Proeja:
Sorteio eletrônico.
Os cursos concomitantes são aqueles em que o estudante já está cursando o ensino médio em outra escola e faz apenas o ensino técnico no IFES. Os subsequentes são os ofertados a quem já concluiu o ensino médio. E o Proeja é voltado para quem tem 18 anos ou mais e não concluiu o ensino médio, nesse caso o estudante fará tanto o ensino médio como o técnico no IFES.
O sorteio será realizado através de um software que ordena aleatoriamente os números usando algoritmos e cálculos matemáticos. Será feito um sorteio por curso e por campus. O momento será gravado, e a gravação será disponibilizada on-line depois.
As inscrições começaram no dia 11 de janeiro e terminam dia 10 de fevereiro. E para todos os cursos 50% das vagas são reservadas às ações afirmativas e o candidato poderá optar por uma delas. As ações contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública, avalia critérios de renda e também reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência. Se o candidato não se encaixa em nenhuma delas concorre pelas vagas de ampla concorrência.
Para consultar as vagas, verificar documentações e se inscrever, acesse:
https://www.ifes.edu.br/tecnicos2021