quinta-feira, agosto 21, 2025

Por que empresas preferem profissionais que fizeram intercâmbio?

Fazer intercâmbio não traz apenas benefícios pessoais. Ter uma experiência no exterior também é um ponto de destaque na hora da busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Fazer intercâmbio não traz apenas benefícios pessoais. Ter uma experiência no exterior também é um ponto de destaque na hora da busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Isso porque as empresas estão cada vez mais antenadas na qualidade e na capacidade dos profissionais, e buscam profissionais que fizeram intercâmbio.

Há mais de 12 anos eu embarcava para uma experiência no exterior, o meu tão sonhado intercâmbio. Hoje, sou CEO da SEDA College, instituição eleita por 3 anos consecutivos como a melhor escola de idiomas na Irlanda. Por este motivo que este foi o tema escohido para o meu primeiro artigo da minha coluna aqui no Kpacit. Veja aqui porque as empresas preferem profissionais com vivência internacional!

Adaptação

Um dos motivos é mais simples do que se possa imaginar: esse tipo de profissional é dos mais versáteis e adaptáveis para o mundo do trabalho. 

Uma pessoa que se propõe a realizar um intercâmbio desenvolve habilidades de relacionamento social de uma forma muito mais intensa. Afinal, ele precisa se relacionar com diversas culturas e pessoas e, acima de tudo, respeitar tudo isso. É um exercício de adaptação a aprendizagem enorme! Assim, para o ambiente de trabalho, o profissional já traz consigo essa característica.

Conhecimento em outras línguas

O inglês é quase pré-requisito em certos cargos, afinal, a globalização está aí e o idioma abre diversas portas e mercados. Então quem tem conhecimento em inglês e português já está um passo a frente de outros candidatos. Mas, claro, não importa se o idioma de aprendizado foi o inglês, francês ou japonês, qualquer língua a mais traz destaque ao currículo e chama atenção de empresas e recrutadoras.


LEIA MAIS: Preciso saber inglês para fazer intercâmbio?


Conhecer o mercado de trabalho no exterior

O intercâmbio promove não apenas o contato com a língua estrangeira, mas também com costumes corporativos naturais daquele povo. Quando o intercambista consegue a experiência de trabalho na sua área de formação, mesmo que de forma voluntária em outro país, por exemplo, também sai na frente de toda a concorrência que não tem no currículo a especificação que ele apresenta. 

Durante essa experiência é possível aprender como a sua área funciona no mercado internacional, e assim pode avaliar, ter ideias e expandir seu conhecimento. Isso sem contar o vocabulário específico adquirido durante uma experiência de trabalho no exterior.

Bagagem cultural

O contato com novas culturas, países, viagens e línguas possibilita que o profissional veja mundo de outra forma. São tantas experiências e histórias vividas que, com certeza, expandem o pensamento e conhecimento mesmo em temas gerais.

E aí, que tal embarcar nessa aventura, ser um dos profissionais que fizeram intercâmbio e chegar na frente dos seus concorrentes?

Não deixe de acompanhar aqui no Kpacit a minha nova coluna semanal, onde abordarei sempre temas como negócios, liderança, capacitação, inovação, intercâmbio e gestão. Todos os meus artigos estarão disponíveis aqui. Deixo também o link do meu LinkedIn.

Esse post representa a opinião do colunista e não necessariamente a opinião do Kpacit.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link