O ano de 2020 foi marcado por muitas mudanças em função da pandemia do novo coronavírus e enfrentamos até hoje uma série de desafios. A economia por exemplo, sofreu drasticamente e com o mercado de trabalho também não foi diferente. Por consequência da crise econômica a taxa de desemprego bateu o recorde de 14.6%, segundo a Pnad Contínua, a pesquisa de emprego do IBGE. Na contramão as áreas de tecnologia e finanças estão sendo mais solicitadas devido a pandemia, listamos algumas profissões em alta para 2021, para quem busca crescimento ou até mesmo mudar de carreira:
Tecnologia
A tecnologia será um dos setores com maior destaque para 2021, o setor já vinha crescendo a alguns anos, mas com a pandemia as inovações e os processos digitais foram acelerados. Na pandemia foi necessário implementar novas ferramentas que permitissem um mundo remoto, no trabalho, na educação, e até nas compras e lazer. Algumas das profissões em alta para 2021 são:
Data Protection Officer (DPO)
Esse é o profissional que surgiu com a nova Lei de Proteção de Dados, ele é encarregado de administrar e avaliar todos os dados da companhia. Ele tem o papel de ser interlocutor com o órgão regulador, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, para esse profissional é necessário ter uma visão interdisciplinar que englobe governança de tecnologia e segurança da informação, além de entender sobre a legislação em vigor.
Gerente de Cyber Security
Profissional responsável por toda a estrutura de segurança da informação, como área de riscos, governança e segurança cibernética. Responsável por implementar processos de segurança, liderar estratégias de segurança e direcionar iniciativas, ferramentas e projetos de tecnologia para evitarem ataques. Para a contratação é imprescindível conhecimento em políticas de governança, gestão de segurança da informação, riscos e auditoria.
Recursos Humanos
Será mais uma das áreas com destaque em 2021. Ela precisou se reinventar ano passado com equipes mais enxutas e profissionais com perfis generalistas. E todos do setor precisaram estar de olho nas tecnologias que permitiam manter as atividades durante o isolamento social, como videoconferências e software de controle de jornada. Algumas das profissões em alta para 2021 serão:
Gerente de Recursos Humanos
Profissional responsável pela área de RH que atua no desempenho das estratégias de pessoas, sendo um parceiro estratégico de negócios que deve ter foco em resultados. É preciso estar atualizado com as práticas da área de RH do mercado e reestruturação organizacional. Um segundo idioma, como o inglês é um requisito importante para a posição.
Especialista em Aquisição de Talentos
Esse profissional precisa ser criativo para conseguir inovar em programas de onboarding, employer branding, recrutamento interno e programas de trainee ou estágio. Experiência em empresas de tecnologia ou startups está sendo valorizado na hora da contratação.
Digital
Com o crescimento do mercado digital e altos investimentos em startups, aumentou também a necessidade de melhoria em estratégias e jornada do cliente. Por isso, para essa área algumas das profissões em alta para 2021 são:
Gerente de Produto
Profissional responsável por direcionar a estratégia, o plano de evolução e as entregas dos produtos digitas. Para a contratação é necessário conhecimento em experiência de usuários e tecnologias e entender do negócio.
Finanças
Outra área em alta, são as finanças, porque em momentos de crise as empresas querem pessoas que pensem no negócio e entendam os impactos de suas ações no dia a dia da área, para gerar resultados para a companhia. Algumas das profissões em alta para 2021 nesse setor serão:
Business Controller
O profissional deve se associar a outras funções fora da operação de finanças, atuando quase como um consultor para identificar lacunas e oportunidades nos processos. Possui forte relacionamento com áreas como logística, produção, vendas e marketing. Para a contratação deve ser um profissional ativo, focado e orientado para o futuro.
Gerente Fiscal
Profissional responsável por cuidar das contas da companhia, coordenar e revisar cálculos de impostos, apoiar na apuração e pagamento de tributos, atender as auditorias, implementar melhorias fiscais, calcular e elaborar a declaração de IR.
Agronegócio
Um dos poucos setores que conseguiu crescer durante a pandemia e por isso as empresas viram a necessidade de aumentar o time de vendas, profissionais consultivos e com foco em soluções para melhorar os resultados em cada região.
Gerente Territorial de Vendas
Profissional responsável por gerir a carteira de vendas de uma determinada região, ele deve ser o ponto central de relacionamento junto a canais de distribuição, realizando além da ponte com a fabricante, suporte a venda, também o suporte a treinamentos ao time do parceiro. Para a contratação é preciso ter alta capacidade de liderança, boa comunicação e dinamismo. Geralmente, tem como requisito obrigatório a formação acadêmica técnica na área, como Agronomia ou Zootecnia.
Engenharia e Manufatura
As companhias estão investindo cada vez mais na área de EHS (do inglês Environment, Health and Safety), na tradução meio ambiente, saúde e segurança, principalmente quando se trata de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental
Coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Profissional responsável por toda a estrutura de Saúde, Segurança e Meio Ambiente das empresas, e também a segurança patrimonial, em alguns casos. Ele deve garantir que a cultura de segurança seja seguida desde o mais alto nível da organização até o chão de fábrica, capacitando e promovendo treinamentos para todos. Para a contratação, ter conhecimento sobre as principais NRs e atuação direta com ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 é essencial.
Logística
Durante o isolamento, as empresas identificaram a necessidade de ter um departamento de suprimentos estruturado, com procedimentos, indicadores de nível de performance de fornecedores e política de estoques bem definidas, por isso o setor também estará em alta em 2021.
Coordenador de Suprimentos
O profissional deve conduzir negociações e buscar estrategicamente novos fornecedores e alternativas no mercado para melhor rentabilizar o orçamento estipulado para a área. Deve manter a interface diretamente com produção e logística e planejar todo o fluxo de compras no curto, médio e longo prazo.
Saúde
Já imaginávamos que esse seria um dos setores em alta em 2021, afinal de contas os profissionais da saúde são aqueles que ficaram e estão na linha de frente no combate contra a Covid-19. O setor está demandando cada vez mais pessoas de diversos níveis e áreas e também está precisando se reinventar e ser ágil para atualizar os procedimentos de saúde devido à pandemia e desenvolver novos produtos.
Enfermagem Assistencial
O profissional deve supervisionar o cuidado, procedimentos e manejo do tratamento ao doente. Também é necessário realizar tarefas administrativas como checagem de prescrições e atualização de informações no prontuário. E mais, é responsável pelos treinamentos sobre protocolos hospitalares aos técnicos e auxiliares.
Médico Assistencial
Profissional responsável pelo atendimento assistencial dos pacientes, interface com toda a equipe multidisciplinar, organização das informações via prontuário e prescrições, participação ativa na evolução do tratamento do paciente por meio de reuniões avaliação e acompanhamento dos indicadores de qualidade assistencial.
Jurídico
O setor está em crescimento devido a retomada gradual da economia, onde empresas menores estão internalizando suas demandas jurídicas com a intenção de diminuir os custos com escritórios de advocacia. E as companhias vêm buscando profissionais com experiência em estruturação de aberturas de capital e forte base societária. Algumas das profissões em alta para 2021 são:
Gerente Jurídico de Societário, M&A e Mercado de Capitais
O profissional deve atuar na participação de projetos estratégicos, nas operações de aquisições, emissões de dívidas, assessoria direta ao Conselho de Administração, Comitês e Diretoria. Também possui grande responsabilidade frente aos órgãos reguladores como CVM e na estruturação de operações financeiras .
Gerente Jurídico
Profissional responsável pela gestão de todo o departamento jurídico, elaboração e acompanhamento de ações judiciais contra terceiros, análise e elaboração de contratos e relacionamentos com investidores.
Comercial, Marketing e Operações
Com a crise da Covid-19 a preocupação com a qualidade de atendimento ao cliente final e colaboradores foi reforçada. Por isso, foi pensado na construção de um time de vendas que ajuda na redução de custos, aumento da produtividade, conversão e entrada no mercado com alta concorrência. E com a quantidade de dados cada vez mais disponíveis é necessários profissionais especializados em gerar e acompanhar essas informações.
Executivo Sênior de Vendas de Tecnologia
Profissional responsável pela venda de serviços, softwares ou produtos para o segmento de serviços financeiros. É preciso conhecer profundamente sua carteira de clientes, entender o planejamento estratégico de longo prazo do cliente e como ele poderá ajudá-lo a atingir esses objetivos por meio de uma oferta customizada.
Analista de Planejamento/BI
Esse profissional é responsável por garantir a melhor qualidade dos dados, é preciso conhecer ambiente BI, SQL, Hadoop e Cloud. Também gestão de indicadores de desempenho e geração de insights. Para a contratação, a pessoa deve ter habilidade para análise, estruturação e apresentação de dados, facilidade na interação com diversas áreas dentro da companhia para absorção e distribuição de informações.