sexta-feira, agosto 22, 2025

6 mulheres no marketing digital que você precisa conhecer

Confira alguns exemplos de profissionais mulheres no marketing digital e suas lições para acompanhar e se inspirar profissionalmente!

Com a pandemia, o digital expandiu e acelerou o seu crescimento em 2020. Com isso, mais contratações nas empresas de marketing digital, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento do online. De acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, em 2020, as vagas desta área de trabalho seguem majoritariamente sendo preenchidas por homens, mas também existem muitas mulheres no marketing digital.

As mulheres representam hoje 44% do mercado formal de trabalho no Brasil, e as que estão atuando no marketing digital fazem parte desta estatística. E quando se trata de cargos de liderança no marketing digital, o número cai para 20,6%. Então vamos falar sobre como as mulheres de destacam no mercado online?

Mulheres na internet

Primeiro vamos falar da maior presença digital que se trata do público feminino. As mulheres são a maioria dos usuários em redes sociais, EAD e várias plataformas. E por conseguirem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, conseguem acompanhar em mais de uma mídia o que está acontecendo. Isso faz com que sejam mais suscetíveis a ver propagandas.

Agora como são as mulheres que atuam no marketing digital?

Mulheres no Marketing Digital

As mulheres possuem uma característica essencial para detectar que tipo de approach utilizar para cada campanha no mercado do marketing digital: a sensibilidade. Com isso, elas conseguem escolher o tipo de abordagem que vai facilitar a decisão do cliente comprar, apenas acionando o emocional. Este tipo de gatilho é bastante utilizado quando se trata de produtos para o público feminino, família ou crianças.

É por isso que as mulheres podem estar presentes em vários estágios e desenvolver campanhas de marketing digital. Na hora de escolher o público-alvo, de selecionar o que será usado como material para “tocar” aquele cliente, como ele será contatado, como a reação dele àquele marketing será avaliada etc.

Confira a seguir alguns exemplos de mulheres que atuam no mercado de marketing digital e suas lições para acompanhar e se inspirar profissionalmente!

Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg

Ela já foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, em 2012, pela Time. Atualmente Diretora de operações do Facebook,  Sheryl Sandberg tornou-se mais conhecida do grande público pelo trabalho realizado para diminuir a desigualdade de gênero no mercado da tecnologia.

Bia Granja

Bia Granja - Mulheres no Marketing Digital

Bia é a co-fundadora do youPIX, uma plataforma aceleradora de negócios para criadores de conteúdo. Ela também já foi eleita 6ª pessoa mais inovadora do mercado de comunicação e marketing no Brasil.

Emília Chagas

6 mulheres no marketing digital que você precisa conhecer

Emília Chagas é jornalista e fundou a plataforma de gestão da produção de conteúdo Contentools em 2013, e mais tarde foi transformada na primeira plataforma de Marketing de Conteúdo na América Latina.

Em 2017, a empresa contava com 30 pessoas em dois escritórios, em Florianópolis e São Francisco, e encontrava-se em processo de internacionalização.

Purna Virji

Purna Virji

Gerente Sênior de Engajamento Global da Microsoft, Purna Virji foi apontada pelo Search Engine Journal como uma das 50 melhores mulheres em marketing digital.

Liliane Ferrari

Liliane Ferrari - Mulheres no Marketing Digital

Liliane Ferrari é jornalista, consultora e professora de mídias sociais do UOL, participa de projetos como Escola Cuca, E-commerce School, Quero Ser Social Mídia, Plugcitários e eduK. Ela foi apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo iG.

Também foi palestrante oficial do Facebook no Brasil e desenvolveu projetos digitais para a Editora Trip, Editora Alto Astral, TV Globo, Caixa, C&A, O Boticário, Colgate, Santander, entre outras.

Mari Smith

Mari Smith

Mari Smith é uma das líderes globais em mídia social, foi incluída pelo TopRank em seu ranking das 50 mulheres influentes em Marketing de Conteúdo.

Essas são apenas algumas das mulheres que fazem o marketing digital crescer, e mesmo sendo minoria, estamos galgando mais espaço nesta área, afinal, lugar de mulher é onde ela quiser.

Esse post representa a opinião do colunista e não necessariamente a opinião do Kpacit.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link