Vivendo há anos fora do Brasil, cheguei à conclusão de que reclamar não é coisa apenas de brasileiros e, sim, uma característica de diferentes culturas, algo mundial. Aqui na Irlanda, por ser um país frio, sempre escuto pessoas dizendo: “que frio é esse?”, “para que chover tanto?”, “como são caras as roupas de frio!” ou, então, “que trânsito infernal!”.
No trabalho, também é comum ouvir reclamações sobre dificuldades nos relacionamentos ou sobre a quantidade de trabalho como, trabalhar depois do horário ou aos finais de semana é coisa de louco.
Para ser sincero, é muito difícil, mesmo no exterior, ver alguém elogiando o próximo ou mesmo agradecendo pelo trabalho que é o seu sustento ou que lhe garante a oportunidade de viver fora do seu país de origem. Se você não está feliz com algo, mude ao invés de reclamar. Se não está feliz com o trabalho, troque de função ou de empresa. Se não está feliz no seu relacionamento, termine ou busque maneiras para melhorar isso. Lembre-se que você é o senhor do seu destino e o capitão da sua alma. O nosso destino pertence a nós mesmos.
É preciso lembrar que todas as pessoas enfrentam problemas e que o diferencial será como cada um reage a seus problemas. Reclamar não resolverá nada e pessoas amarguradas atraem coisas ruins. Essa atitude, portanto, não diminuirá os problemas, pelo contrário, trará outros.
A dica para superar essas situações é focar em soluções, ter atitude positiva e, mesmo sabendo que não será fácil, sorrir. Pessoas felizes, ao contrário do grupo dos “reclamões”, atraem felicidade e coisas boas. Na próxima vez que você for reclamar, pense nisso e faça seu tempo valer a pena.