Recém formado, desempregado, trainee, estagiário, seja qual for a situação, conseguir um emprego é o que muita gente quer. O modelo antigo, de entregar currículo de porta em porta foi substituído pelo digital e ganhou mais força com a pandemia. Hoje são inúmeras formas, sites, aplicativos e outros recursos que colaboram para essa busca. Entre elas está a maior rede social para profissionais: o LinkedIn.
Por ela é possível acompanhar vagas, fazer networking e conseguir aquela vaga dos sonhos. Mas para isso é preciso turbinar o seu LinkedIn, e como fazer isso é o que iremos mostrar hoje:
Há alguns detalhes importantes e estratégias para criar um perfil de destaque dentro do LinkedIn, que pode até ser considerado uma ferramenta de marketing pessoal. Para conseguir um emprego é preciso ficar atento a esses detalhes, que são simples e vão trazer mais visibilidade e possíveis contratações.
Uma das primeiras etapas para construir seu perfil, será escolher uma foto. Mas não é qualquer uma, há algumas especificações indicadas como foto recente, com boa iluminação, que apareça mais o rosto, com roupas adequadas que transmita sobriedade. Um perfil com foto é visto até 11 vez mais comparado a um perfil sem foto. Para o background, use uma imagem relacionada a profissão ou trabalho que exerce.
No resumo do LinkedIn, conte sua história, não liste apenas os cargos e funções que já ocupou. Conte especialmente sobre suas habilidades relevantes e como elas são importantes para o ambiente de trabalho. Adicione publicações, projetos, organizações às quais você pertence, experiência de voluntariado, certificações, cursos que você realizou e até mesmo seus interesses pessoais.
Compartilhe conteúdo relevante no seu feed, isso gera engajamento para seu perfil. Publique artigos, matéria, vídeos ou o que preferir, que afetem sua área de trabalho. Eles podem ser úteis para sua rede de contatos também. Busque inspirações em perfis de usuários referência da sua área para ver o que publicam e como interagem na rede social.
Muitos usuários do LinkedIn erram por não preencherem o perfil completamente. Quando o usuário tem o perfil completamente preenchido ele está apto a receber oportunidades mais relevantes. Quando você completa seu perfil no LinkedIn, a ferramenta te posiciona melhor e isso aumenta a chance de ser visto. Um perfil devidamente preenchido pode ser visto até 7 vezes mais que um perfil incompleto.
Veja um checklist simples e rápido para ter um perfil completo:
- Foto de perfil adequada
- Localização
- Experiência educacional
- Sua posição atual de trabalho e descrição
- Duas posições passadas
- Suas habilidades
- Até 50 conexões
Conferiu se o seu perfil está correto? Se não, trate de corrigí-lo, pois quanto mais adequado for o seu perfil no LinkedIn, mais oportunidades terá para conseguir um emprego.
Veja mais algumas dicas:
- Envie convites de conexão, com cuidado, pois não importa o número de “amigos”
- Envie mensagens personalizadas para construir relacionamento e cultivar amizades
- Comente e compartilhe as atualizações de suas conexões
- Participe de grupos de discussão
- Use o aplicativo do LinkedIn no celular para permanecer ativo em qualquer lugar
- Tenha uma frequência de uso, o aconselhado é entrar todos os dias na plataforma, compartilhar artigos e notícias, no mínimo três vezes por semana, e publicar, pelo menos, duas vezes ao mês”.
Agora é só aplicar as dicas e boa sorte com seu novo trabalho.