quinta-feira, agosto 21, 2025

Práticas para combater a desmotivação no trabalho

A desmotivação no trabalho não é um problema que surge do nada, é resultado de uma insatisfação acumulada, que foi acumulada por um longo tempo.

Combater a desmotivação no trabalho é um dos maiores desafios para uma empresa. Mas é algo que precisa ser tratado com atenção, pois afeta a produtividade e o desempenho dos seus colaboradores comprometendo o resultado dos negócios.

Segundo pesquisa da McKinsey, consultoria global de gestão, o funcionário brasileiro é um dos que mais trabalha desmotivado em todo mundo. Em uma escala de 0 a 100 proposta pela pesquisa, 45 é a nota média de motivação do brasileiro, enquanto a média mundial é de 55.

A desmotivação no trabalho não é um problema que surge do nada, é resultado de uma insatisfação acumulada, que foi acumulada por um longo tempo, mas em determinado momento chega ao limite. Por isso o acompanhamento dos gestores é fundamental.

São muito os motivos que podem provocar a desmotivação de um profissional em seu ambiente de trabalho e ela pode ser notada na forma como ele trabalha e se comunica.

Líderes que estão sempre atentos aos seus colaboradores logo perceberão a insatisfação, e assim terão soluções mais rápidas. Por isso a atenção e proximidade no comportamento da equipe é essencial. Com isso, é possível saber por exemplo se o colaborador está passando por algo na vida pessoal, como problemas financeiros, amorosos ou com filhos.

Inclusive, esse cuidado mais próximo e valorização do colaborador como pessoa, já demonstra um compromisso da empresa com seus funcionários, e é uma ação motivadora.
Com esse acompanhamento e estratégias preventivas, poderão ser aplicadas rapidamente soluções para combater a desmotivação no trabalho e assim as metas da empresa não serão prejudicadas por falta de profissionais produtivos.

Além da baixa produtividade prejudicar os resultados das empresas ela gera um grande turnover, que é a rotatividade de funcionários, e uma empresa que está constantemente precisando contratar novos funcionários por conta de desistência, com certeza não será bem vista.

Há algumas práticas para se adotar que colaboram para combater a desmotivação no trabalho. Mas, antes de adotar medidas é preciso entender o que leva a desmotivação. E ela nem sempre está vinculada ao salário.

Atualmente o que os colaboradores mais querem é se sentir parte da empresa, querem inovar, ter autonomia e sentir que a sua função é essencial e que são extremamente importantes. Mas muitas vezes não recebem incentivo da liderança.


LEIA MAIS: 5 livros para desenvolver a habilidade de liderança


Para combater a desmotivação no trabalho as empresas devem adotar algumas práticas como:

Estabeleça metas e objetivos claros

Quando os colaboradores não conhecem as metas e objetivos da empresa, cada um segue em uma direção. Com isso não há trabalho em equipe e a produtividade diminui. As metas e objetivos precisam ser claros para todos caminharem na mesma direção.

Valorize seus colaboradores

Agradeça, elogie, seja gentil. Quando as pessoas veem seu trabalho e sua participação serem reconhecidas se sentem mais estimuladas e se empenham mais para atingir suas metas. Para isso, ofereça um ambiente de positividade, ouça seus funcionários, crie boas relações e demonstre que são valorizados.

Ofereça qualidade de vida no trabalho

Empresas que buscam acabar com a desmotivação no ambiente de trabalho devem incentivar ações que estimulem hábitos de vida mais saudáveis, como academia corporativa, cuidado nutricional, ginástica laboral, entre outras atividades.

Ofereça momentos de descontração e relaxamento

Trabalhar em meio a tensão e estresse reduz a produtividade. Tornar a atmosfera mais alegre e leve proporcionando momentos prazerosos, divertidos e de interação aumenta a produtividade. Adote algumas atividades como dança, dia do pet, quick massage, entre outras.

Invista em tecnologia

Adote ferramentas de automação e outras tecnologias que otimizem os processos da empresa. Invista em ferramentas digitais para facilitar as atividades. Assim, o trabalho ocorre de forma mais integrada, automatizada, mais rápido e eficiente.

Ofereça bons planos de carreira

Melhore a oferta de benefícios, ofereça gratificações e benefícios corporativos. Invista em programas de recompensas para o alcance de metas individuais e coletivas.

Ouça seus colaboradores

Incentive seus colaboradores a dar feedbacks também, incentive a conversa e a troca de opiniões entre gerência e colaboradores. Adote um relacionamento transparente e de comunicação clara com os funcionários.

Incentive a pausa para o café

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa pausa não é para enrolar e perder tempo. Trabalhar horas seguidas sem pausa é exaustivo, por isso a pausa para o café é um benefício, para repor as energias, melhorar a concentração e interagir.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link