O trabalho home office já era uma tendência apontada há alguns anos. No entanto, após a chegada da pandemia, esse formato de trabalho tornou-se uma realidade na vida de muita gente. E o que era um sonhou virou um pesadelo.
Afinal, diversas pessoas passaram a trabalhar dentro de casa, mas não souberam traçar um limite entre a vida pessoal e profissional. Como resultado, muitos profissionais viram aumentar o seu nível de estresse.
Por incrível que pareça, trabalhar em regime home office nem sempre representa tranquilidade e liberdade. E por isso é necessário definir algumas estratégias para não tornar o sonho um pesadelo.
Tire os holofotes de cima de você
Trabalhando em regime home office, nós temos menos contato com outras pessoas. Aquele cafezinho no meio do expediente, ou um bate-papo descontraído geralmente fica para trás.
E o que acaba acontecendo é que focamos demais em nossos pontos fracos, ou então não conseguimos sequer desligar do trabalho. Na hora que acaba o expediente, nossa mente simplesmente continua trabalhando.
Entenda que ninguém está prestando tanta atenção em você quanto você pensa, até porque todos estão focados em seus afazeres. Portanto, se você está se culpando por parar um tempinho para um café, relaxe e se permita.
Defina os seus horários de trabalho
Aqui vai uma dica valiosa. Quando você trabalha em uma empresa, quando chega o final do expediente, mesmo que você não tenha terminado o serviço, você pega suas coisas e vai embora, certo?
Faça a mesma coisa no home office. Se você não terminou um trabalho não se exceda. Não precisa ir até o fim. Deixe para o dia seguinte. Se você não criar uma disciplina de horário, vai acabar enlouquecendo.
Não que você precise trabalhar corretamente no horário comercial. Você pode criar os seus próprios turnos. Mas faça isso sem exageros. Reserve um tempo para a família, para praticar uma caminhada e simplesmente, pare no final do expediente.
Cuidado com os pensamentos negativos e a ansiedade
Uma das coisas mais comuns para quem trabalha em regime home office é se deixar levar pelos pensamentos negativos e pela ansiedade. Não caia nesse erro, e evite se cobrar tanto. Respire e relaxe.
Normalmente, quando passamos a trabalhar por metas ficamos com aquele receio de chegar ao final do dia e não conseguir entregar o trabalho. Aí começamos a pensar que iremos perder o emprego e entramos em pânico.
É preciso tomar muito cuidado com a direção dos seus pensamentos. Mantenha a calma, se não conseguir terminar um projeto explique para o seu chefe e se permita sair para fazer uma caminhada e distrair a sua mente.
Os pensamentos negativos são extremamente prejudiciais para a sua saúde física e mental. Então tome cuidado com a sua linha de pensamento, procurando deixar o seu dia mais leve e tranquilo.
Crie um ambiente de trabalho separado
Uma dica importante para você separar a vida pessoal da vida profissional no home office é criar um ambiente de trabalho separado. Ou seja, crie um lugar na sua casa que você irá trabalhar.
Não importa onde seja. O importante é que você irá até ali para trabalhar, e depois que acabar o expediente, poderá simplesmente voltar para outros ambientes como se estivesse chegado do serviço. Isso vai ajudar demais no seu dia a dia.
Vista-se apropriadamente para trabalhar
Por fim, evite trabalhar de pijama. Todos os dias vista-se para trabalhar. E na hora que acabar o expediente troque de roupa e relaxe. Parece algo sem importância, mas psicologicamente isso ajuda muito.
Porque é como se você estivesse entrando e saindo do trabalho. Assim como é importante ter um lugar separado para trabalhar, também é importante ter uma roupa apropriada, até mesmo para se apresentar nas reuniões.
Em regra, ao seguir essas dicas, com certeza o seu trabalho vai fluir muito melhor e você vai conseguir separar a sua vida pessoal da sua vida profissional.
Gostou do artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos nas redes sociais.