A educação financeira é um tema que está ganhando cada vez mais destaque. Principalmente depois da pandemia de Covid-19 que pegou muita gente de surpresa.
Entendendo essa necessidade, no ano passado o Itaú lançou um podcast chamado “Investidor em Foco” que vai ao ar diariamente. Lá é possível ter acesso a dicas e conteúdos sobre educação financeira.
O sucesso é tamanho que recentemente o banco anunciou a estreia de um novo quadro chamado “Dinheiro com Atitude” que será comandado por Ana Leoni, uma das maiores personalidades do mercado financeiro.
Como é o programa do Itaú?
O programa “Investidor em foco” do Itaú é um podcast que vai ao ar diariamente. Ele foi lançado em abril do ano passado e hoje já conta com mais de 270 episódios e 7,6 mil minutos de conteúdo.
Esse novo podcast do Itaú vai de encontro a uma grande necessidade da população brasileira que é a educação financeira. Só para ter uma ideia, até a chegada da pandemia, pouco se falava nesse assunto no Brasil.
Aliás, poucos eram os brasileiros que possuíam uma reserva financeira, e investimentos em ações, por exemplo. Como a pandemia pegou muita gente de surpresa, o tema ganhou força e grandes instituições como o Itaú entenderam o recado.
Afinal, um povo mais educado financeiramente vai se atrapalhar menos com o dinheiro, e consequentemente a inadimplência cai. Ela é um dos fatores que mais encarece os juros no país, e desequilibra as finanças pessoais de muita gente.
Como será esse novo quadro?
O novo quadro comandado por Ana Leoni, já existe desde 2014, quando a executiva criou o projeto “Dinheiro com Atitude” para ajudar as pessoas a lidarem melhor com sua vida financeira. E agora ganhou espaço dentro do podcast do Itaú.
Só para ter uma ideia, Ana Leoni é ex-executiva da Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA). E ela já começou o novo quadro no podcast do Itaú, arrasando com algumas perguntas matadoras.
Até o momento, o programa já tem 500 mil plays e 90% de retenção de audiência. De acordo com o próprio Itaú, 70% dos ouvintes são homens na faixa etária entre os 28 a 44 anos. Ou seja, uma população economicamente ativa.
Ensinando finanças de maneira simples
Um dos grandes diferenciais do programa do Itaú é que ele ensina finanças de maneira simples para seus ouvintes. Não são, portanto, usados muitos termos de economês, que deixam pessoas simples cansadas.
Ana Leoni também tem esse propósito desde quando iniciou o seu programa, por isso, a parceria com o Itaú vai de encontro ao propósito de levar educação financeira para o maior número de pessoas possíveis.
Isso sem contar que o Itaú consegue ainda gerar uma maior conexão com a marca. Afinal, ele mantém os seus clientes, ou potenciais clientes, conectados ao menos 30 minutos por dia com o banco. Esse é o tempo de duração do programa.
Novidades deverão ser lançadas
Para deixar o podcast do Itaú ainda melhor, Ana Leoni preparou um pacote inicial com 14 mentorias com uma linguagem extremamente fácil. Ela quer que todos aprendam finanças pessoais de uma maneira simples e divertida.
Além disso, ela promete trazer novidades ao programa. E ao que tudo indica, essa ação do Itaú em conjunto com a executiva tem tudo para decolar. Para quem gosta do tema, é bem legal esse programa que vai ao ar diariamente.
Essa é inclusive uma maneira de se familiarizar mais com conceitos como planejamento financeiro, construção da reserva de emergência e até mesmo investimentos que hoje estão mais acessíveis para todas as pessoas.
Portanto, se até bem pouco tempo atrás a educação financeira ficava restrita no âmbito familiar ou de nível superior, agora, ela está se tornando cada vez mais popular. Diz aí, você já assistiu esse podcast do Itaú?
Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a levar o conhecimento para as pessoas.