sexta-feira, agosto 22, 2025

Como escolher a sua profissão? Veja as nossas dicas!

Preparamos algumas dicas que vão te ajudar na escolha da sua profissão, dessa forma você dará os primeiros passos para trilhar uma carreira de sucesso.

Como escolher a sua profissão? Essa talvez seja uma das perguntas mais intrigantes, e um dos maiores desafios que toda pessoa enfrenta na vida.

Afinal, a escolha errada da profissão pode resultar em muita insatisfação na hora de começar a trabalhar. Claro que sempre podemos recomeçar, mas escolher corretamente logo de cara sempre é melhor.

Até porque, isso nos dá uma chance muito maior de trilhar o caminho do sucesso e ter uma vida muito mais feliz. Pois, fazer o que se gosta é algo que muda realmente o nosso dia a dia.

Como escolher a sua profissão?

Para acertar na escolha da sua profissão, não há outro caminho a não ser pesquisar bastante. Isso quer dizer que você precisa identificar algumas profissões e ver como é o dia a dia dos profissionais que nela trabalham.

Todos nós trazemos algumas aptidões naturais. Por exemplo, desde cedo já sabemos se temos mais inclinação para as áreas biológicas, da saúde, humanas ou exatas. Sendo que na escola já temos contato com matérias de todas as áreas.

No entanto, dentro de cada uma dessas áreas existem uma infinidade de profissões. E é aí que é necessário fazer uma boa pesquisa para não errar na escolha.

Conheça o dia a dia das profissões

O primeiro passo após você identificar qual área você deseja trabalhar é saber o dia a dia das profissões. Por exemplo, vamos imaginar que você seja um profissional mais inclinado para as áreas de humanas.

Dentro dessa área existem diversas profissões como: jornalismo, publicidade, administração, direito, filosofia, sociologia etc. Você precisa, portanto, pesquisar o que faz um profissional de cada uma dessas áreas.

Ao fazer isso, você já começará a peneirar um pouco as possibilidades, deixando apenas algumas poucas opções. Então o ideal é procurar fazer um teste vocacional para entender qual delas tem mais a ver com você.

Ao fazer isso, você já começará a peneirar um pouco as possibilidades, deixando apenas algumas poucas opções. Então o ideal é procurar fazer um teste vocacional para entender qual delas tem mais a ver com você.

Converse com profissionais que já atuam nessas áreas

Uma outra dica é você conversar com profissionais que já atuam na área para saber se realmente é esse o dia a dia que você deseja ter. Por exemplo, se você estiver inclinado entre jornalismo ou publicidade, procure conversar com profissionais das duas áreas.

Faça perguntas sobre como é o dia a dia deles, quais são os tipos de trabalho que realizam, como foi o início da carreira, e anote tudo. Assim, você saberá melhor se realmente é aquela a profissão que deseja ter.

Quanto mais profissionais você conversar, maiores serão as chances de você acertar na escolha. Afinal, você saberá exatamente como é o dia a dia de cada um deles.

Não tire por base os primeiros anos de faculdade

Uma outra dica é não cometer o erro de tirar por base os primeiros anos de faculdade. Imagine que você tenha conversado com vários profissionais, fez o teste vocacional e decidiu que iria fazer jornalismo.

No entanto, logo nos primeiros anos de faculdade você se deparou com algumas matérias que não eram aquilo que você queria, e está pensando em desistir. Não cometa jamais esse erro. Afinal, os primeiros anos não representam a realidade da profissão.

Se você realmente está certo do que deseja, e sabe que aquela profissão escolhida é o que você quer fazer da sua vida, então simplesmente vá em frente. Passados os dois primeiros anos, você vai começar a aprender algo mais prático.

Comece a fazer estágio o quanto antes

Por fim, não poderemos deixar de dizer sobre a importância de começar a fazer estágio o quanto antes. Afinal, é durante o estágio que você passará a vivenciar a sua profissão na prática, e saberá se é realmente aquilo que deseja.

Pode ser que na hora que você estiver estagiando, chegue na conclusão que errou de profissão, e decida mudar. Para não perder muitos anos, quanto antes você começar a estagiar, melhor. Assim você já começa a ter contato com a sua profissão.

Seguindo essas dicas, certamente as chances de você errar na escolha da sua profissão serão minimizadas. Agora é com vocês.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link