Se você é jovem aprendiz e está em busca de uma recolocação no mercado, aí vai uma boa notícia: a Sabesp está com 495 vagas abertas no Estado de São Paulo.
O processo seletivo terá 4 etapas, sendo que a avaliação inicial será feita por meio do histórico escolar do interessado. Inclusive esse será o principal critério de classificação e eliminação dos candidatos.
Poderão participar do processo seletivo jovens com idade entre 14 a 22 anos que tenham interesse em trabalhar dentro do Estado de São Paulo, assim como na capital paulista.
Como vai funcionar o programa aprendiz da Sabesp?
O processo seletivo do programa de aprendizagem de assistente administrativo da Sabesp está oferecendo 495 vagas espalhadas pelo Estado de São Paulo e também na capital.
Os candidatos interessados devem estar cursando o ensino médio, e têm até o dia 09 de agosto para fazer a inscrição no programa. A inscrição pode ser feita tanto na modalidade padrão quanto no EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
O contrato de aprendizagem será de 18 meses e prevê um salário fixo de R$ 550 por mês. Durante esse período, o estudante precisará cumprir uma rotina de 4 horas semanais entre o trabalho e as aulas teóricas que serão realizadas virtualmente pelo Senai-SP.
Quais benefícios serão oferecidos para os estudantes?
Além do salário fixo, os estudantes também terão direito a benefícios compatíveis com o mercado como vale-refeição, vale-transporte, assistência médica, seguro de vida, e férias equivalentes ao período de contrato.
Dentre as 495 vagas, 186 serão para a cidade de São Paulo. O restante será dividido em diversas outras cidades espalhadas dentro do Estado.
O programa também vai destinar uma cota de 5% para portadores de deficiência e 35% para adolescentes inscritos como egressos do trabalho infantil.
As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de agosto pelo site da Fundação Carlos Chagas, que é responsável pelo processo seletivo. O custo das inscrições é de R$ 30.
Candidatos de baixa renda, ou doadores de sangue podem pedir a isenção ou redução dessa taxa até o dia 30 de julho. Portanto, essa é uma boa oportunidade para quem quer ingressar no mercado de trabalho.
O que é o programa Jovem Aprendiz?
O programa Jovem Aprendiz, também conhecido como menor aprendiz, foi criado pelo governo federal no ano de 2000 a partir de uma legislação específica e regulamentado posteriormente por decretos.
A sua principal finalidade é ajudar os jovens a terem uma formação profissional, e a conseguirem o seu primeiro emprego. Ele é um programa um pouco diferente de estágio.
De modo geral, é destinado para jovens com idade entre 14 a 24 anos, que trabalham e estudam ao mesmo tempo e que recebem uma capacitação específica para uma determinada função.
Pela Lei, o menor aprendiz não pode trabalhar por mais de 2 anos em uma empresa neste cargo. Além disso, ele precisa frequentar um curso técnico conveniado à empresa que oferta a vaga, e relacionado à atividade que está aprendendo.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.