Ser fluente em inglês é o desejo que muitas pessoas possuem. Entretanto, essa não é uma tarefa simples. Ela exige esforço e treino da nossa parte.
Claro que fazendo um intercâmbio e vivendo um tempo em outro país, tudo pode ficar mais fácil. Entretanto, para quem não tem essa oportunidade, o caminho é exercitar.
E para ajudar você a melhorar suas habilidades e ser fluente em inglês, separamos neste post 5 exercícios para você começar a praticar. Dá só uma conferida.
1. Assista filmes, programas de TV e noticiários em inglês
Uma maneira bem interessante de você praticar o seu inglês e procurar ter mais fluência nele é assistindo filmes e programas de TV legendados em inglês.
Assim, você vai lendo as legendas e procurando assimilar as palavras e a pronúncia. Faça isso até você ficar bastante craque.
No momento que você perceber que não precisa mais das legendas, comece a cortá-las. Assim você vai começar a realmente treinar a sua audição.
2. Participe de clubes de conversação em inglês ou chats por voz
Praticar a conversação também é um método poderoso para você dominar a fluência na língua. E hoje, com o uso da tecnologia, existem várias maneiras de você conseguir isso.
Uma delas é fazer novos relacionamentos e amizades pela internet. Marque encontro com amigos de outros países por chats e comece a conversar com eles.
Se você tem amigos que moram em outros países, pode começar conversando com eles em outras línguas, assim, se tiver dificuldades no começo, eles podem te orientar.
Resumidamente, se você praticar bastante a conversação, vai aprender a ouvir melhor a pronúncia, assim como falar melhor em outra língua.
3. Pratique bastante exercícios de pronúncia para ser fluente em inglês
Para ser fluente em inglês é fundamental que você se dedique em falar os sons corretamente, assim como usar a entonação, ritmo e ênfases adequados.
Um exercício bastante eficaz para isso é gravar você mesmo falando. Pode até parecer engraçado no começo, mas vai ajudar a descobrir suas deficiências.
Assim que você começar a se ouvir, vai ver que fala muitas palavras de forma errada, que a pronúncia não é ideal, e então vai procurar se corrigir.
Não há, portanto, outro caminho a não ser praticar, praticar e praticar. Sendo assim, procure fazer com que sua pronúncia se torne impecável.
4. Leia livros, revistas e artigos em inglês
A leitura também é uma importante arma para você melhorar o seu inglês e ser fluente nele. Afinal, ela é responsável por ampliar o seu vocabulário em outra língua.
Por isso, todos os dias leia um livro, um artigo de jornal ou de revista para melhorar a sua assimilação com as palavras.
É possível que no início você precise de um dicionário para traduzir algumas palavras que você não entende. Contudo, com o tempo você vai ver que já está lendo artigos e livros inteiros em inglês.
5. Aproveite ao máximo os podcasts para ter fluência em inglês
Hoje em dia uma ferramenta que cresceu demais e que pode servir como um importante aliado no aprendizado em inglês são os podcasts.
Quanto mais podcasts você ouvir, mais fluente você se tornará. No começo será um pouco difícil assimilar o que estão falando.
Entretanto, se você tiver persistência, aos poucos você vai começando a entender melhor as pronúncias, palavras, e tudo vai ficando mais claro.
Use essa ferramenta como complemento de outras, assim você vai aprimorar a sua fluência em inglês e dominar perfeitamente o idioma.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.