Está querendo fazer o seu negócio ganhar mais fôlego em 2022? Essa pode não parecer uma tarefa simples, até mesmo pelo momento que estamos vivendo.
Afinal, grande parte das empresas enfrentaram um ano de 2021 repleto de desafios: inflação de custos, desvalorização cambial e queda na receita.
Diante de tantos obstáculos, administrar uma empresa tornou-se ainda mais difícil, exigindo mais conhecimento, dedicação e competência dos empreendedores.
E para ajudar o seu negócio ganhar mais fôlego em 2022, separamos logo abaixo 5 dicas práticas para você começar a seguir. Dá só uma conferida!
1. Separe as contas da empresa das suas contas pessoais
Uma das dicas para o seu negócio ganhar mais fôlego em 2022 é separar os gastos da empresa dos seus gastos pessoais. Assim sendo, comece a determinar um pró-labore para você.
Veja qual seria o valor que não afetaria o caixa da sua empresa, e se pague mensalmente junto com os seus colaboradores. Essa é uma maneira de você organizar melhor as suas contas pessoais e as contas do seu negócio.
2. Comece a construir um caixa de emergência
Quando o assunto é finanças pessoais, muito se fala sobre a construção de uma reserva de emergência. E em se tratando de empresa, isso não deve ser diferente.
Sendo assim, é preciso que você pense na construção de uma reserva de emergência para o seu negócio que seja equivalente a seis meses os seus custos mensais.
Dessa forma, a sua empresa terá muito mais segurança, e em caso de uma queda nas vendas, ficará mais fácil de você conseguir reajustar os seus custos.
3. Faça uma projeção de caixa para férias e 13º salário
Uma outra dica bastante valiosa é colocar gastos como férias, 1 ⁄ 3 de férias e 13º salário dos colaboradores nos seus custos mensais.
Para isso, basta você pegar o valor gasto com essas contas anualmente, dividi-lo por 12 e guardar esse valor por mês. Assim, no momento da realização do gasto, você terá o valor guardado no seu caixa.
Vale lembrar que o caixa projeção não pode ser confundido com o caixa de emergência, sendo que ele deve ser destinado para o pagamento dessas obrigações todos os anos.
A vantagem é que você não terá um grande impacto no último mês do ano, e com isso terá mais tranquilidade no momento de pagar as contas.
4. Calcule bem o preço de venda dos seus produtos e serviços para o seu negócio ganhar mais fôlego
Calcular bem o preço de venda dos produtos e serviços é essencial para que não falte dinheiro durante o mês.
Sendo assim, o ideal é saber exatamente todos os custos que o seu negócio possui e projetar uma quantidade de venda do seu produto.
Assim, ficará fácil de saber se a quantidade que você projetou é suficiente para pagar as suas contas. Então, você saberá o quanto precisa vender para não fechar o mês no vermelho.
5. Se possível evite alavancagem no seu negócio
Embora na teoria a alavancagem seja uma boa estratégia, na prática ela pode trazer alguns problemas. Para quem não sabe, a alavancagem é crescer a empresa com dinheiro de terceiros.
Dessa forma, se você toma dinheiro emprestado do banco ou pede prazo junto a fornecedores para investir no seu negócio, tome cuidado. Pois, se houver uma queda nas vendas é possível que você terá dificuldade de liquidez.
Claro que um pouco de alavancagem não faz mal a ninguém. Mas procure sempre ter em caixa o valor equivalente ao que você deve. Pois, caso aconteça algum evento externo que interfira no seu negócio, você estará muito mais seguro.
São pequenos hábitos que podem fazer o seu negócio ganhar mais fôlego em 2022. Agora que você já sabe o que fazer, é só organizar o orçamento e começar o ano.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.