Todo mundo tem vontade de crescer profissionalmente, e em algum momento é comum sentir a necessidade de pedir aumento salarial.
No entanto, grande parte das pessoas acaba sentindo uma enorme dificuldade em conversar sobre esse assunto com o seu superior.
Embora o tema seja um pouco delicado, é possível criar uma abordagem adequada para estabelecer uma relação de confiança e mostrar que você merece esse aumento.
E para ajudar você a conseguir pedir aumento salarial em 2022, separamos 5 dicas logo abaixo neste post. Dá só uma conferida.
1. Procure um ambiente ideal para pedir aumento salarial
Quando você for pedir um aumento salarial para o seu chefe é essencial que isso seja feito em particular e de maneira objetiva. Portanto, escolha um ambiente tranquilo para iniciar a conversa.
Assim fica mais fácil de evitar que outras pessoas te interrompam, e que o seu chefe se distraia sobre o que você está dizendo.
O ideal é marcar uma reunião com ele, e comparecer a ela preparado e confiante, para mostrar porque você merece ter um aumento salarial.
2. Tenha bons argumentos para mostrar que você merece
Antes de se dirigir até a reunião é preciso que você elabore bons argumentos para fundamentar a sua pedida de aumento salarial.
Ou seja, é necessário destacar as suas principais habilidades e os resultados que proporcionou para a organização. Mas esteja ciente que ele pode contra argumentar, e por isso é preciso saber como reagir.
Tente se colocar no lugar do seu chefe e identifique quais seriam os pontos que ele gostaria de ouvir sobre você, e mostre quais habilidades te fazem diferente dos demais.
3. Certifique-se de que é o melhor momento para pedir aumento salarial
Em alguns momentos da economia é possível conseguir um aumento salarial com mais facilidade do que em outros momentos.
Por isso, pedir um aumento salarial em um momento não tão saudável pode não ser uma ideia muito boa. Afinal, isso mostra que você não está antenado ao cenário atual e pode ainda ter o seu pedido negado.
Portanto, antes de fazer o pedido, certifique-se de que a empresa está atravessando um bom momento e de que o mercado de trabalho esteja promissor.
4. Não peça um aumento fora da realidade
Um grande erro que muitos profissionais cometem é pedir um aumento salarial que não seja compatível com a realidade da profissão que você exerce.
Portanto, avalie se o valor que você está pedindo realmente condiz com a realidade da sua profissão, e se ele também mudará algo na sua vida profissional.
Por exemplo, se você pedir um aumento de 5% não vai aumentar muita coisa na sua vida profissional, por outro lado, se pedir um aumento de 50% esse valor será considerado alto demais. Então, o ideal é procurar um percentual que seja bom para os dois lados.
5. Invista em capacitação antes de pedir aumento salarial
Por fim, investir em capacitação é essencial para você fazer por merecer um aumento salarial. Quanto mais você estudar e evoluir tanto em habilidade soft skill quanto hard skill, mais chances terá de crescer profissionalmente.
Até porque, o seu chefe pode fazer uma contraproposta te dando um aumento, e ao mesmo tempo solicitando que você assuma novas responsabilidades. Mas se você não se preparar para isso, não terá como fazer por merecer.
Seguindo essas dicas, você já estará melhor preparado para pedir um aumento salarial e poder crescer profissionalmente na sua área.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.