Já imaginou se você pudesse morar e estudar na Turquia? Esse sonho pode se tornar realidade por meio do Programa Türkiye Burslari que está oferecendo 5 mil bolsas de estudo na Turquia.
Vale destacar que esse é um programa anual, e que a edição de 2022/23 vai conceder 5 mil bolsas de graduação, mestrado e PhD nas melhores universidades do país.
Só para ter uma ideia, as bolsas cobrem 100% dos seus custos na Turquia, incluindo moradia e subsídio mensal, sendo elas oferecidas para os programas de período integral.
Bolsas de Estudo na Turquia
Conforme antecipamos, as Bolsas de Estudo na Turquia além de cobrir 100% dos custos dos valores cobrados pelas melhores universidades, ainda incluem moradia e subsídio mensal.
Os critérios do processo seletivo consideram o método acadêmico, sendo que o programa tem como objetivo encorajar estudantes qualificados para estudar na Turquia.
Só para ter uma ideia, atualmente existem mais de 70 mil estudantes internacionais de mais de 140 países que estudam lá.
Como funciona o Türkiye Bursalari
Qualquer estudante de graduação que tenha completado ao menos 70% do curso pode se inscrever no programa. Também podem participar estudantes de pós-graduação que tenham completado 75% do programa.
No entanto, para os alunos das áreas da ciência e saúde como Medicina, Odontologia e Farmácia, é preciso ter ao menos feito 90% do curso de formação.
As idades máximas para quem deseja participar do programa são de 21 anos para graduação, 30 anos para mestrado, 35 anos para doutorado e 45 anos para pesquisadores.
Quais são os subsídios oferecidos pelo programa?
Dentre os subsídios oferecidos estão a gratuidade de todas as taxas, acomodação na universidade de destino, e um auxílio de custo mensal de 1 mil LT (Lira Turca) para graduação, 1.400 LT para mestrado, 1.800 LT para PhD e 4.000 LT para pesquisadores.
Além disso, também é oferecido 1 ano de curso de língua turca e mais passagens de avião de ida e volta. Em resumo, quase todos os cursos oferecidos pelas universidades turcas estão disponíveis nesse programa.
A única exceção são de alguns cursos da área de saúde para estudantes de pós-graduação. No total, 112 universidades turcas participam dessa iniciativa.
Como faz para conseguir as bolsas de estudo na Turquia?
Para quem deseja participar do processo seletivo é preciso preencher o formulário online com todas as informações pessoais.
Dentre os dados informados estão a formação educacional, experiência de trabalho e atividades sociais realizadas. Não é preciso escolher a universidade de destino no primeiro momento.
Depois de feita a análise das candidaturas, os interessados serão analisados pelo comitê de especialistas do programa que fará a escolha seguindo alguns critérios.
Dentre os critérios estão o status acadêmico, qualificação anterior, interesse acadêmico, objetivo de carreira, consistência de preferência, conteúdo da carta de intenção e participação em atividades sociais.
Entrevista com o candidato
Após a primeira etapa, os candidatos serão chamados para participar de uma entrevista com duração entre 15 a 30 minutos.
Durante a entrevista será preciso se apresentar e conversar com os avaliadores, sendo que alguns documentos terão de ser apresentados.
Nessa etapa é preciso estar munido de documento de identidade válido ou passaporte, fotografia, resultado do ENEM, diploma ou certificado de graduação temporária e transcrição da documentação.
Dependendo do caso, é preciso apresentar resultados de exames internacionais e de testes de idiomas internacionais.
Também é necessário nesse momento apresentar uma proposta de pesquisa e um exemplo escrito da pesquisa escrita no caso dos candidatos ao doutorado.
As inscrições podem ser feitas por meio deste link até o dia 20 de fevereiro. O site também disponibiliza maiores informações sobre o programa.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.