Trabalhar como gestor de pessoas é um verdadeiro desafio diário. E a pandemia veio intensificar ainda mais esse desafio.
Afinal, aproximadamente 8,9 milhões de profissionais precisaram começar a trabalhar em casa no Brasil, de acordo com dados do Ipea.
Por conta do acelerado movimento de digitalização de algumas instituições, essa se tornou uma tendência irreversível. Logo, os líderes de pessoas precisam adaptar os seus processos para cuidar desses colaboradores.
E para que você consiga se destacar como gestor de pessoas diante desse quadro, separamos algumas dicas. Dá só uma conferida.
1. Procure ouvir mais e ouvir sempre
Uma dica para quem quer ser um excelente gestor de pessoas é procurar ouvir mais e sempre. Afinal, a escuta contínua é capaz de conectar lideranças com colaboradores de maneira que seja possível mapear as necessidades e pontos de desenvolvimento.
A forma mais comum de fazer isso é através de pesquisas de clima ou até mesmo por meio de feedbacks entre equipes e gestores. Inclusive, com o avanço da tecnologia, hoje não faltam ferramentas para isso.
Vale destacar que a escuta contínua oferece informações necessárias para o desenvolvimento dos profissionais, e por isso pode ser vista como um elo entre os recursos humanos e os resultados financeiros de uma empresa.
2. O gestor de pessoas tem que focar na diversidade no momento da contratação
Um estudo recente feito pela consultoria McKinsey em 2020 mostrou que a diversidade traz inúmeros benefícios para uma empresa.
Só para ter uma ideia, empresas que possuem maior diversidade nas lideranças em termos de orientação sexual, têm maior probabilidade de superar a performance financeira de seus pares.
O mesmo vale para equipes executivas diversificadas em termos de gênero, sendo que elas têm mais probabilidade de superar a performance dos seus pares na indústria.
3. Tenha o funcionário no centro do seu negócio
Muito se fala sobre colocar o consumidor no centro do negócio. Entretanto, isso também vale para o próprio colaborador da empresa. Ou seja, ele precisa ser visto como um consumidor interno.
Com isso, a instituição consegue aumentar o engajamento e criar uma aproximação da área de gente com os gestores. É preciso, no entanto, ter objetivos bem definidos e saber manter uma cultura de feedbacks e reconhecimentos frequentes.
4. Oferecer trabalho remoto para a maioria dos colaboradores
Conforme dissemos, o trabalho home office será uma realidade daqui para frente. Por isso, a empresa precisa ter um plano de flexibilização do trabalho.
Dessa forma, caberá ao RH e às diretorias das empresas tomarem decisões importantes sobre qual será o melhor modelo a ser seguido.
Ele pode ser totalmente remoto, presencial ou híbrido. Sendo assim, é preciso estudar cada uma das profissões para entender quais podem permitir o trabalho remoto.
Quanto mais flexível a empresa conseguir ser nesse momento, maiores serão as chances dos funcionários ficarem satisfeitos.
5. O gestor de pessoas precisa ensinar os colaboradores a lidarem com o dinheiro
Por fim, e não menos importante, é preciso que os gestores de pessoas pensem também nas finanças pessoais dos seus colaboradores.
Até porque, um dos pontos que mais contribui para o comprometimento da produtividade do funcionário é a falta de dinheiro. Inclusive, a desorganização financeira está ligada a doenças físicas e até mesmo ao absenteísmo.
Sendo assim, uma das tendências do RH para esse ano de 2022 é a criação de programas de educação financeira para apoiar os funcionários, ajudando-os a lidarem com dívidas, investimentos e gerenciamento da sua renda.
Agora que você já sabe como se destacar como gestor de pessoas, é só colocar a mão na massa. Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.