A autossabotagem pode acontecer sem que a gente se dê conta disso. Ela é geralmente um comportamento inconsciente conduzido por nossas inseguranças e medos.
Podemos até dizer que a autossabotagem é uma tática que sem querer usamos para nos proteger de sermos feridos ou até mesmo fracassarmos.
Ou seja, nós nos auto sabotamos para evitar frustrações ou qualquer outro tipo de descontrole. Mas é importante esclarecer que esses hábitos podem ser altamente prejudiciais, principalmente nos estudos.
Para que você reconheça o problema, separamos logo abaixo 5 formas de autossabotagem que podem estar te atrapalhando nos estudos. Confere aí.
1. Fazer uma comparação do seu sucesso com o dos outros
Existem pessoas que possuem uma facilidade de aprendizado maior do que outras. Isso é comum. Afinal, há áreas do conhecimento que não temos muita afinidade.
Sendo assim, se você ficar comparando a sua facilidade de aprendizado com a dos outros, pode acabar se auto sabotando. Tome muito cuidado com isso.
Procure ser você mesmo, e entenda qual é o seu tempo de aprendizado. Nas matérias que você tem mais dificuldade, se dedique mais.
Já nas matérias que você tem facilidade, se aprofunde, e ajude os seus colegas que possuem mais dificuldade. Essa é uma forma bem interessante de evitar a autossabotagem.
2. Viver se culpando por tirar uma nota baixa é uma forma de autossabotagem
Uma outra forma de autossabotagem é viver se culpando por ter tirado uma nota baixa. Entenda que isso é normal, e você não precisa ir bem em todas as matérias.
Inclusive, tirar uma nota baixa é um aprendizado. Você não precisa se cobrar tanto e nem se torturar por ter ido mal em uma prova.
Procure ver onde você errou, e tente evitar os mesmos erros nas próximas provas. Só não fique se torturando por conta desse erro.
Afinal, se você ficar se culpando, acabará criando uma autolimitação e terá muito mais dificuldades em ir bem nos próximos testes.
3. Ser perfeccionista demais é um meio de autossabotagem
Outro modo de você se autossabotar nos estudos é ser perfeccionista demais. Lembre-se que você não precisa ser perfeito, afinal a vida é uma constante evolução.
Nem sempre conseguimos ser os melhores em tudo. Permita-se errar de vez em quando, e aprenda com os seus erros.
Entenda que você vai evoluir constantemente, basta se dedicar. No entanto, ao exigir um perfeccionismo de si mesmo, acabará se auto sabotando.
Como resultado, ao invés de melhorar a cada dia, vai acabar ficando tenso, angustiado e não conseguirá sair do lugar. Pense nisso.
Leia também: 5 habilidades para ser um profissional disputado no mercado de trabalho!
4. Mentalizar sempre os piores cenários
Se você costuma mentalizar constantemente os piores cenários possíveis, estará se auto sabotando sem perceber. Afinal, esse é um dos princípios da lei da atração.
O pensamento positivo ajuda você a ter uma vida mais próspera, mesmo diante dos erros que normalmente acabamos cometendo.
O mesmo vale para os estudos. Se você sempre fica achando que não vai conseguir tirar uma boa nota, acabará criando limitações na sua própria mente.
Portanto, vislumbre o melhor cenário possível. Mesmo que você não consiga alcançá-lo rapidamente, não desista tão facilmente.
5. Assuma os seus próprios erros para evitar a autossabotagem
Outro grande problema que pode gerar uma autossabotagem é colocar a culpa nos outros pelas nossas próprias derrotas. Jamais cometa esse erro.
Se você foi mal, não conseguiu passar em um teste, assuma os seus próprios erros. Entender nossas limitações é o primeiro passo para evitar a autossabotagem.
Sendo assim, reconheça os erros cometidos e procure melhorá-los. O único culpado dos seus erros e acertos é você mesmo.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.