terça-feira, outubro 7, 2025

Conquiste a vaga dos seus sonhos com o método Star

Uma das maneiras mais fáceis de se sobressair em uma entrevista de emprego é aplicando o método star durante a entrevista. Confira!

Se preparar para conquistar a vaga dos seus sonhos não é uma tarefa fácil. No entanto, existem métodos que podem ajudá-lo nesse momento. Esse é o caso do método Star.

Essa é uma forma de ajudar você a contar a sua história, fazendo passar por meio de 4 etapas: situação, tarefa, ações e resultados.

Essa é uma metodologia que é bastante usada na Fundação Estudar, tanto nos programas de bolsas como nos processos seletivos para os cursos presenciais.

O que é, afinal, o método Star?

Conforme antecipamos, o método Star consiste em uma maneira de você contar a sua história através de 4 etapas: situação, tarefa, ações e resultados.

Normalmente, os recrutadores fazem perguntas no estilo star porque eles querem saber se de fato você já teve experiências que comprovam que consegue lidar com a função que está almejando.

Além disso, eles querem entender como você pensa, ou seja, como resolve os problemas e como aplica certas habilidades que são exigidas.

Até porque, uma experiência passada permite ao entrevistador ver como essas habilidades foram aplicadas. Aí a estrutura star faz a comparação entre as respostas de todos os candidatos.

Assim fica mais fácil do entrevistador descobrir se essas habilidades descritas no seu currículo são reais e não um monte de exagero.

As etapas do método Star

Situação

A primeira etapa da técnica é descrever a situação em que você estava e precisava cumprir. Portanto, nesse momento você precisa descrever um evento ou situação específica.

Procure dar detalhes suficientes para que o entrevistador entenda direito o que você está querendo transmitir.

Por exemplo, você pode pegar uma experiência sua, quando você trabalhava em um determinado setor na empresa X, houve uma situação que você precisou criar um novo método de trabalho em apenas um dia.

Tarefa

A parte da tarefa é a continuação da situação anterior. Ou seja, qual foi o seu papel exatamente diante dessa situação? Qual era sua função e como transformou a situação em oportunidade?

Procure ser bastante específico nesse caso, como por exemplo: “No projeto da empresa X eu era responsável por apurar o lucro da empresa que precisou ser encontrado através de um novo método para ajudar a organização a ganhar tempo e reduzir custos.”

Ações

Essa é uma parte que você pode ser um pouco mais detalhista e pode responder questões como: quais foram os passos para implementar essa mudança no projeto? Como você agiu diante dos problemas?

Você conseguiu encontrar a solução de primeira ou demorou um pouco? Teve algum método já existente que você praticou? Procure descrever a ação mantendo o foco em você.

Isso quer dizer que por mais que essa ação exigiu esforços do time, você precisa mostrar exatamente o que você fez, e como se destacou diante desse problema.

Resultados

Por fim, a última etapa é mostrar de maneira resumida quais foram os resultados tangíveis desse trabalho. Como as coisas ficaram melhores do que antes, e quais as lições que você aprendeu.

No exemplo que demos, apurar o lucro por essa nova técnica trouxe redução no tempo para a empresa? Ela conseguiu atrair mais acionistas? Houve redução de custos para o negócio?

Nessa parte procure ser bem específico, como: esse novo método foi capaz de reduzir o número de funcionários para apurar o resultado, aumentando a eficiência do demonstrativo, atraindo assim 10% mais investidores do que antes.

Lembre-se que grande parte dos entrevistadores vai usar esse método para entender melhor como você trabalha e como é capaz de resolver um determinado problema na empresa.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link