Diversidade se tornou um elemento fundamental para os negócios e para a força de trabalho, os gestores entenderam o quanto é necessário tornar o ambiente de trabalho mais diverso, pois isso oferece uma série de benefícios, como inovação, melhor desempenho e produtividade das equipes e consequentemente melhor retorno financeiro. Nós já falamos em outros posts sobre a política de D&I (Diversidade e Inclusão) nas organizações e seus benefícios. Nesse post vamos ver algumas dicas de como implantar e avançar os programas de diversidade nas empresas:
1. Revise a cultura organizacional
É necessário fazer uma revisão de como a empresa tem se portado diante do assunto Diversidade e Inclusão. Se os colaboradores realmente são e se sentem acolhidos e inclusos e conscientizá-los sobre o tema, é necessário adotar uma nova linguagem na comunicação com o público interno e externo. Não adianta a organização adotar uma postura, enquanto seus funcionários pensam diferente.
2. Estabeleça práticas de diversidade
Estabeleça práticas frequentes de diversidade, é necessário conscientizar os funcionários sobre o assunto para que eles entendam a importância de ter um ambiente de trabalho plural e isso é possível oferecendo materiais de apoio para ajudar a conscientização, promovendo palestras, eventos e a integração entre os colaboradores para que interajam e troquem experiências.
3. Não permita que a diversidade seja só um discurso
As políticas de diversidade nas empresas são essenciais e não podem ser uma mentira para passar uma imagem falsa da organização. É preciso estar realmente nos princípios da empresa, presente no dia-a-dia, na seleção de recrutamento, na retenção de clientes, na solução de conflitos e nos resultados. Não é uma postura para colocar nas redes sociais, é para ser vivida.
LEIA MAIS: A importância da inclusão e diversidade no ambiente de trabalho
4. Capacite lideranças
Invista no desenvolvimento de líderes dispostos a ouvir e que saibam liderar uma equipe com pessoas diferentes. Que entenda conceitos distintos e saibam sintetizar todas as sugestões para tomar uma decisão acertada e que realmente represente o melhor para a empresa.
5. Adapte processos seletivos
O processo seletivo é a porta de entrada de pessoas com perfis diferentes, por isso estruture os recrutamentos para que eles consigam atrair pessoas de outras origens e culturas. Divulgue mais, abra mão de alguns pré requisitos discriminatórios, busque talentos em canais diferentes e uma dica, adote a estratégia da contratação às cegas, na qual informações como gênero e idade são omitidas no currículo.
6. Desenvolva grupos de apoio à diversidade
Crie grupos com gestores, profissionais do RH, colaboradores engajados e lideranças para dialogar entre si e desenvolver ações que impactem os demais funcionários, que gere conscientização e mudanças comportamentais, que valorizem as pessoas e gerem aprendizados multifocais.
Esses grupos podem ter uma agenda de encontros para promover essas ações com frequência, ações que valorizem as pessoas que assim se vêem incluídas e se engajam com mais facilidade e se entregam mais por uma causa comum.
LEIA MAIS: A importância do Empoderamento Feminino nas empresas
7. Gerencie as habilidades individuais
Uma organização que preza pela diversidade e inclusão tem como um dos principais benefícios a possibilidade de aprendizado a partir de diferentes perspectivas
Por isso convide seus funcionários a refletirem sobre as próprias preferências, preconceitos e, principalmente, a capacidade de ouvir opiniões distintas. E proponha questionamentos sobre vontade de contribuir e participar de projetos fora da zona de conforto, adaptando o próprio estilo de trabalho por um objetivo maior.