Atualmente ouvimos muito falar sobre a importância de garantir a diversidade e inclusão nas organizações, inclusive já abordamos o tema por aqui em nosso post sobre a importância da inclusão e diversidade no ambiente de trabalho. O que talvez muita gente não saiba é que diversidade e inclusão precisam coexistir, pois não basta contratar pessoas diversas, elas precisam se sentir incluídas.
É claro que as empresas não vão contratar qualquer um só para cumprir a lei, até porque as questões de diversidade como cor, religião, deficiência, orientação sexual, entre outros, não definem competência. A empresa vai selecionar de acordo com o perfil da própria organização e da vaga.
No mundo organizacional diversidade e inclusão são representadas pela sigla D&I. As ações de D&I precisam fazer parte da rotina das empresas e são essenciais para o desenvolvimento de todos, por isso elas adotam uma cultura organizacional inclusiva.
E para isso acontecer, os gestores precisam garantir que todos os colaboradores sintam-se parte do time. E saibam que estão em um ambiente de total respeito, que suas diferenças são celebradas e não julgadas. Que sintam a vontade de ser quem realmente são, sem ter que esconder ou mascarar a identidade.
LEIA MAIS: Como implementar programas de diversidade nas empresas
O respeito deve ser um compromisso de todos os membros da organização. Não deve existir diferença no tratamento independente da orientação sexual, religião, cargo ou setor. Pois a empresa preserva uma cultura de respeito, aceitação e acolhimento.
Garantir a diversidade e inclusão e adotar essa cultura organizacional inclusiva, trás muitos benefícios para a organização. Como facilidade para recrutar, pois tem uma imagem positiva interna e externamente, então muitas pessoas querem fazer parte do time. Também se evita a rotatividade, pois a organização é considerada um bom local para trabalhar, onde existe bem-estar e desenvolvimento e quem trabalha não quer sair. E isso também colabora na parte econômica, porque a rotatividade, contratar novos colaboradores custa caro para a empresa.
A diversidade e inclusão faz com que a empresa seja valorizada, destacada e traga um novo significado para a sociedade em que está inserida, ela é vista com bons olhos, ganha notoriedade, respeito e autoridade no assunto, virando referência para outras.
LEIA MAIS: A importância da inclusão e diversidade no ambiente de trabalho
A diversidade nas organizações também colabora com um ambiente de trabalho mais saudável, onde as pessoas convivem melhor, são mais solidárias e empáticas e com isso há mais trocas de experiências entre diferentes perfis profissionais e opiniões. O time trabalha mais motivado aumentando a produtividade, inovação, qualidade dos serviços, produtos e sucesso da organização.
Garantir a diversidade e inclusão faz com que as organizações tenham melhores resultados em tudo que se propõe a fazer pois gera um ambiente estimulante, onde respeito e contribuição são fundamentais para realizar suas atividades e ter mais sucesso.