Muita gente sonha em viver no Canadá. Afinal, o país possui um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo.
Só para ter uma ideia, nos primeiros nove meses de 2021, o Canadá recebeu 1,3 milhão de pedidos estrangeiros querendo morar no país.
Atualmente, 22% da população canadense não nasceu lá. São compostos de imigrantes de vários países que decidiram viver no Canadá.
Inclusive, já faz um certo tempo que o país criou um plano bastante agressivo para atrair trabalhadores qualificados. Principalmente brasileiros.
Plano para atrair trabalhadores qualificados
O Ministério da Imigração canadense, todos os anos atualiza a meta de quantos imigrantes serão aceitos em programa de seleção no país.
De acordo com o último plano, a estimativa é receber 1,2 milhão de pessoas até 2023. Esse valor é 20% superior a última meta estabelecida em 2020.
Além disso, no ano de 2021, o governo do Canadá anunciou um investimento de US$ 100 milhões para os próximos 3 anos. A intenção é melhorar os programas de integração de recém-chegados.
Esse programa ajuda as pessoas que chegaram ao país a conseguir trabalho, aprender o idioma e encontrar um lugar para morar.
Benefícios em ser um imigrante no Canadá
Quem passa no rigoroso processo seletivo, consegue ter residência permanente (PR) no Canadá. Esse é uma espécie de green card canadense.
Com esse documento você pode viver e trabalhar no país sem ter que retornar para o seu local de origem após um determinado período vivendo lá.
O PR permite que o imigrante tenha acesso a serviços públicos como saúde e educação. Ah, e passados o período de três anos é possível entrar com pedido de cidadania.
Uma vez concedida a cidadania, então você passa a desfrutar dos mesmos direitos de quem nasceu lá. Segundo informações do governo, aproximadamente 85% das pessoas que vão para o Canadá se tornam cidadãos canadenses.
Falta mão de obra qualificada no país
O Canadá enfrenta um grande problema de mão de obra qualificada no país. Portanto, sem os imigrantes é difícil encontrar trabalhadores em número suficiente para preencher as vagas disponíveis no mercado.
Sendo assim, há espaço para todos os perfis, embora o foco seja em pessoas de até 35 anos que tenham curso superior, domínio da língua inglesa ou francesa e com bons recursos financeiros.
Inclusive, para pedir visto para o Canadá é preciso apresentar comprovação financeira de CAD$ 10 mil, equivalente a R$ 44.200 para um período de 12 meses.
Como faz para participar do programa de imigração do Canadá?
Para quem tem interesse em ir para o Canadá, existem mais de 70 programas de imigração que estão disponíveis no país, cada um com sua especificidade.
Existem alguns voltados para trabalhadores rurais e até mesmo para parentes de pessoas que já moram no país. De tempos em tempos são lançados programas-piloto de acordo com a demanda.
Dentre os programas mais importantes está o Express Entry (EE). Só para ter uma base, cerca de 40% dos participantes deste programa conseguem residência permanente no país.
Como funciona o Express Entry?
Esse é um processo de imigração federal que tem por base um sistema de pontuação. O máximo a ser atingido é 1.200 pontos.
O imigrante é pontuado de acordo com sua idade, formação acadêmica, experiência profissional, proficiência nos idiomas oficiais e se tem uma oferta de emprego no país. Além disso, também é preciso ser elegível para um dos três programas:
- Canadian Experience Class (CEC): voltado para pessoas com menos de um ano de experiência profissional no Canadá;
- Federal Skilled Worker Program (FSWP): voltado a trabalhadores qualificados e com experiência de trabalho;
- Federal Skilled Trades Class (FSTC): destinado para trabalhadores de ocupações técnicas como profissionais da construção civil e operadores de máquinas industriais.
Sendo assim, quanto maior for a pontuação, maiores serão as chances de receber o Invitation to Apply (ITA). Esse é o convite de residência permanente. De modo geral, as notas mais baixas de corte giram em torno de 400 pontos.
No entanto, mesmo quem não consegue uma boa classificação no EE, pode participar dos programas de uma das 10 províncias e três territórios que compõem o país. Isso inclusive ajuda a ganhar mais pontos para o programa.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.