O mercado financeiro sempre foi conhecido por ser um local de trabalho elitizado, com predominância de brancos e homens trabalhando no setor.
Para tentar reverter esse quadro, a B3 lançou um novo programa de capacitação destinado exclusivamente para pessoas negras e pardas.
O anúncio do curso foi feito durante o evento “Toque de campainha pela equidade racial” que aconteceu na sede da bolsa brasileira em São Paulo.
Curso de capacitação para negros deverá contribuir com a educação financeira
O curso de capacitação para negros da B3 tem como objetivo ampliar o número de profissionais negros no mercado financeiro. Entretanto, ele não é voltado só para quem quer atuar na área.
Até porque, o programa tem como propósito contribuir com a educação financeira e de mercado financeiro dos participantes.
De acordo com Ana Buchaim, diretora executiva de pessoas, marcas, comunicação e sustentabilidade da B3, a intenção é formar pessoas em educação financeira, administração de investimento pessoal, poupança e independência financeira.
Não há limites de vagas para o curso de capacitação para negros
O curso oferecido pela B3 além de gratuito não possui um limite de vagas. Os interessados têm até o final de dezembro para fazer a inscrição clicando neste link.
Segundo Jandaraci Araujo, conselheira do CIEE-SP, a ilustre frase de que lugar de negro é na base precisa ser superada. Ela destaca que já passamos dessa fase, e todo lugar dentro das organizações deve ser lugar de pessoas negras.
Vale destacar que o curso terá duas etapas, sendo que a primeira, conforme destacamos, não há limite de inscrições. Para a segunda fase serão selecionadas 200 pessoas.
Primeira fase
A primeira fase será marcada por conteúdos de educação financeira e mercado financeiro e não haverá limites de inscrições.
Nessa fase, os participantes terão acesso a um programa de formação online que possui uma trilha de desenvolvimento dividida em 4 módulos, sendo eles:
- Finanças Pessoais;
- Sistema Financeiro Nacional;
- Conceito Básico de Economia;
- Bolsa e outras instituições de mercado.
No módulo finanças pessoais o aluno vai aprender sobre planejamento financeiro e construção do orçamento familiar.
Já no módulo Sistema Financeiro Nacional será possível conhecer o ecossistema do mercado financeiro e o papel dos principais agentes econômicos, entendendo a importância da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que ajuda a regular e proteger pequenos investidores.
No terceiro módulo, o aluno vai aprender conceitos básicos de economia como os principais indicadores como PIB, IPCA, Selic, taxa de câmbio, juros e IGP-M, além das atribuições do Copom e do funcionamento da Taxa Selic.
Por fim, no quarto módulo desta primeira fase será apresentado o funcionamento da B3, os agentes do mercado financeiro, corretoras, bancos e instituições financeiras.
Segunda Fase
Quem concluir a primeira fase com bom aproveitamento e tiver interesse em atuar no mercado financeiro deverá passar para a segunda fase.
Nela, será incluído a análise de respostas no processo de inscrição, currículos e interesses pessoais. Ao todo serão selecionadas 200 pessoas.
Elas vão participar de um programa de desenvolvimento de habilidades comportamentais, plano de carreira e preparação para entrevistas de emprego no mercado financeiro.
Ao final, os 60 alunos que se destacarem pelo seu desempenho serão contemplados com uma bolsa em cursos preparatórios para tirar certificações do mercado financeiro.
Dentre elas está a CPA 20 (distribuição de produtos de investimento para clientes de alta renda e institucionais), PQO (Programa de Qualificação Operacional) e CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento).
Certificações para trabalhar no mercado financeiro
Essas certificações garantem que os participantes possam trabalhar no mercado financeiro como analistas ou especialistas de investimentos, ou nas áreas de operações, risco e compliance.
Durante todo o programa a B3 tem o intuito de contratar alguns dos alunos para trabalhar na Bolsa de Valores do Brasil.
Vale destacar que as oportunidades de emprego independem dos candidatos terem sido contemplados ou não para as bolsas de certificações.
Portanto, essa pode ser a sua chance para entrar no mercado financeiro. Gostou? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.