2020, que ano! Será que dá para tirar do nosso calendário e da memória? Não será preciso, porque apesar de tudo que passamos, foi um ano de aprendizado, um ano para replanejar, refazer a rota, exercer a resiliência e a paciência. Um ano que nos ajudará a planejar as metas para 2021 com mais sabedoria.
Esse ano convivemos com uma pandemia que matou milhões de pessoas, vivemos em isolamento social e obrigatoriamente nos afastamos das pessoas para o bem de todos, perdemos pessoas queridas, acompanhamos o preconceito racial de uma forma cada vez mais cruel e fria. Teve ciclone no Brasil, explosão em Beirute, Olímpiadas canceladas, dentre outros eventos desse ano difícil.
Ano que nos fez refletir o que realmente importa e que nossos planos podem ser cancelados e ainda assim ficaremos bem. Por isso para planejar as metas para 2021 o ideal é pensar em metas para ciclos curtos e não anual.
Para planejar seu 2021 tenha momentos de autoconhecimento para saber o que realmente precisa, para rever se continua sendo a mesma pessoa de 2020, ou se esse ano te impactou tanto que seus objetivos e forma de pensar mudaram completamente. Vai ser um exercício de reflexão profunda, pois alguns especialista dizem que não seremos mais os mesmos depois de 2020.
Depois do seu exercício mental e reflexivo, transfira para o papel, escreva tudo o que quer alcançar, coloque em um lugar que irá ver com facilidade e com frequência, assim diariamente, poderá visualizar seus desejos.
LEIA MAIS: Lições que aprendemos em 2020 que devemos levar para 2021
Faça seu planejamento pessoal, material e profissional. Para ter um incentivo a mais, escreva também algo que já tenha feito que foi uma contribuição para esses novos desejos. Como por exemplo, se o seu desejo é de ter a casa própria, o que você já tem? Parte do dinheiro e a casa desejada em vista.
Depois de prontas, atualize suas metas com frequência, elas podem mudar diariamente, inclusive de acordo com o momento que o mundo estiver passando. Faça sempre uma triagem e uma renovação dos objetivos, tem coisas que passam a não ter mais sentido.
Tenha sempre metas racionais e palpáveis, não adianta alimentar algo que você sabe que está bem além de seu alcance. Tenha um plano de alcance eficaz. Prepare-se para as mudanças de rotas no meio do caminho e refaça os planos sem medo se surgir imprevistos.