quinta-feira, agosto 21, 2025

7 dicas para conduzir uma conversa difícil no trabalho

Transforme a conversa difícil que parecia sem solução em uma conversa construtiva, para a empresa e as duas partes envolvidas.

Ter uma conversa difícil no trabalho é desgastante tanto para quem convoca quanto para quem é convocado. A primeira solução aparente é fugir da responsabilidade, adiar e evitar a pessoa, pois é difícil pensar em como ter essa conversa.

Chamar a atenção de alguém, passar uma avaliação negativa, demitir, romper um contrato, conceder um feedback ou qualquer outro assunto delicado não é nada confortável para um líder. Mas isso não precisa ser uma coisa ruim se tomado alguns cuidados. Preze sempre por um diálogo aberto e sincero:

1. Não faça mistérios

Avise exatamente o motivo pelo qual o colaborador está sendo chamado. Já especifique bem o caso, como: “teremos uma reunião para tratar da situação do dia x”

2. Seja um bom ouvinte

Apresente o seu motivo mas esteja preparado para ouvir, tome cuidado com a linguagem corporal, ela pode insinuar que está desconfortável ou entediado. Para não agir de uma forma ruim, tome nota do que está sendo dito.


LEIA MAIS: 6 dicas infalíveis para formar uma equipe de sucesso


3. Exercite a empatia

Seja humilde e generoso, tente se colocar no lugar do outro, não faça julgamentos porque ninguém sabe a dor do outro e pelo o que passam no momento.

4. Escolha um bom lugar

Dependendo do assunto a ser tratado, procure o lugar ideal, onde não terá ninguém por perto, para que fatores externos não possam atrapalhar.

5. Não encontre culpados

Seja paciente, não tenha pressa para acabar a conversa finalizando com um culpado. Entenda a situação e arrume a solução para o problema.

6. Faça uma reflexão de autoconhecimento

Prepare as suas emoções e tenha uma conversa com você mesmo antes de conversar com o outro para controlar o nervosismo.

7. Seja coerente

Finalize a conversa com honestidade, deixe tudo claro e evite mal entendidos.

Transforme a conversa difícil que parecia sem solução em uma conversa construtiva, para a empresa e as duas partes envolvidas.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link