Procrastinação é o ato de adiar o que temos para fazer, sempre deixar tudo para depois, geralmente até mesmo o que podemos resolver na mesma hora e rápido. Mas temos o péssimo hábito de deixar para depois. E todo mundo é um pouco ou muito procrastinador, infelizmente é um problema comum, principalmente entre os jovens, estudantes e acadêmicos. O grande problema é que as vezes não nos damos conta como essa mania é prejudicial para nossa vida.
Mas existem algumas maneiras para você vencer a procrastinação. Antes, se proponha a fazer alguns questionamentos. Pense na sua vida pessoal para responder.
Por que você procrastina: Por que está sobrecarregado? Por que não sabe por onde começar? Por que não gosta ou não sabe fazer a sua tarefa?
Como você procrastina: Quando está procrastinando você navega nas redes sociais? Você assiste séries? Você dorme? O que você faz?
Em que situações você procrastina com frequência: No trabalho? Nas atividades domésticas? Em atividades que não domina? Ou atividades que são fáceis para você? Procrastina mais quando trabalha em casa ou quando está na empresa?
Faça essa reflexão para entender melhor como age e melhore os seus hábitos para vencer a vontade de procrastinar.
Os primeiros passos
O primeiro passo para vencer a procrastinação é definir claramente suas metas com objetivos alcançáveis e significativos que te ajudarão a fazer um progresso notável. Para isso crie uma lista de tarefas por ordem de prioridades, isso te ajudará a visualizar o que precisa fazer.
Para fazer uma lista eficiente, divida as tarefas difíceis em pequenas partes necessárias para realizá-la por completo. Isso ajuda a ter controle para realizar e não desanimar quando for executá-la. As tarefas grandes parecem mais difíceis e desagradáveis. Depois de estabelecer suas metas por ordem de prioridades estabeleça um prazo limite, determine horários para finalizar uma tarefa e se cobre por isso.
LEIA MAIS: Como planejar as metas para 2021
Mais um passo é preparar um ambiente adequado para exercer suas tarefas, já que os fatores externos contribuem ainda mais para desejarmos adiar as tarefas. Por isso, o ideal é preparar o ambiente de uma maneira que nada atrapalhe e tire a sua atenção. Depois disso, comece de uma vez o que tem para ser feito. Não precisa ficar pensando por onde começar pois sua lista de tarefas foi feita para indicar o caminho.
Importante: Para começar, elimine de uma vez tarefas fáceis, recebeu um e-mail do trabalho, responda, não deixe para depois. Retorne uma ligação assim que notar que foi perdida.
Entenda com muita clareza a importância das suas tarefas
É muito importante saber o propósito e os benefícios das tarefas que estamos realizando. Porque quando ela parecer tediosa e insignificativa usaremos como mais uma razão para procrastinar. Por isso não podemos esquecer a razão e onde ela nos fará chegar. Por exemplo, um estudante precisa estudar inúmeras apostilas volumosas para passar em um determinado concurso público, mas ele sabe que é o conteúdo delas que o ajudará a passar na prova e ter o trabalho e estabilidade que sempre sonhou.
Queira abandonar a procrastinação
Muitas pessoas estão acostumadas a deixar tudo para depois, arrumar desculpas para adiar, viver sob pressão, virar noites fazendo o serviço atrasado e pensando se dará tempo o suficiente, agir dessa forma pode ser muito prejudicial para a saúde.
Pode não ter consequências imediatas mas com o tempo elas aparecem. Se você tem seu negócio próprio por exemplo, você pode não ser cobrado por ninguém, mas seu negócio também não irá prosperar. Se trabalhar em uma empresa, algum momento pode não aguentar a pressão de fazer tudo às pressas e irá deixar de entregar resultados, assim será demitido.
Quando acumula tudo para depois, você precisa ficar correndo para fazer o que poderia ter feito antes, fica estressado e cansado impedindo que a tarefa seja concluída da melhor forma.
O ideal é se organizar, concluir suas tarefas a tempo, para não ter preocupação, nem a frustação de fazer um trabalho ruim. Realizar as tarefas dentro do prazo pode lhe dar tempo para consertar os erros e ficar satisfeito com o resultado, pois as atividades estarão concluídas e bem executadas.