A palavra feedback, que tem origem da língua inglesa, significa “retorno da informação ou processo”. Ele é parte fundamental na gestão de qualquer negócio. É o feedback, que muitas vezes precisa ser um feedback negativo, que orienta os colaboradores de uma organização a apresentarem o comportamento e desempenho adequados, mostrando como são vistos e avaliados no mercado e ambiente de trabalho.
Acompanhar o desempenho do funcionário é essencial para o desenvolvimento individual e da empresa, esse retorno é indispensável para a equipe. Mas muitas organizações ou gerentes não sabem como fazer ou fazem de maneira incorreta, gerando insatisfação para as duas partes, funcionários e empresa. Essa atitude reflete diretamente no número de demissões, colaboradores insatisfeitos, queda de produtividade e engajamento, entre outras consequências. Por isso, é fundamental dar o feedback e há treinamento para isso.
Aqui, listamos algumas dicas práticas de como dar feedback negativo para sua equipe:
Mostre a importância do feedback
Já no início da conversa, relembre com o funcionário a importância do feedback, que além de ser uma avaliação, a intenção principal é gerar melhores resultados e auxiliar no desenvolvimento profissional. Dialogue sobre como aplicar os direcionamentos sugeridos no feedback e como eles ajudarão no crescimento do colaborador e empresa.
Tenha uma postura adequada
O feedback é um diálogo que visa melhorias, o gestor pode manter uma postura firme para transmitir bem e com seriedade o que espera do colaborador mas nunca pode agir de forma grosseira e acusatória, ou ser ameaçador falando até sobre demissão. Isso só irá intimidar o colaborador que perderá a confiança e prazer de trabalhar, que provavelmente passará para os colegas e irá gerar um desconforto em toda comunicação interna. A conversa, quando bem realizada aumenta a motivação do funcionário.
LEIA MAIS: 7 dicas para conduzir uma conversa difícil no trabalho
Fale sobre os acertos
Fale antes do feedback negativo sobre os acertos e atitudes positivas também. Para incentivar o colaborador a sempre fazer mais, para ele entender que está alinhado com a empresa mas precisa de alguns ajustes. Isso fará com que o funcionário receba melhor a análise do seu trabalho.
Deixe o colaborador falar
É muito importante que o colaborador também possa se expressar na conversa, ouça, incentive ele a falar, a apontar sua dúvidas, pontos de vista, como se sente em relação ao trabalho em geral, local e colegas.
LEIA MAIS: 5 dicas de gestão para motivar sua equipe
Dê orientações práticas
Depois de passar o feedback, oriente o colaborador sobre onde ele deve mudar, dê sugestões e alternativas para melhorias. Ao invés de cobrar e pressionar, adote essa postura, porque muitas vezes os erros dos funcionários são involuntários e ele acreditava estar fazendo tudo corretamente.
Não faça comparações
Você está em uma conversa com a pessoa, orientando seu trabalho que é único e diferente dos outros. Porque mesmo quem executa atividades iguais, cada um tem habilidades e características diferentes. Não cabe nenhuma comparação, além de totalmente desagradável, essa prática irá fragilizar o relacionamento da equipe, gerando competição, falta de cooperação e desconforto no clima organizacional.
Seja sincero e objetivo
Seja objetivo e transparente na conversa, mostre o que deve ser melhorado e como isso afeta a empresa e por isso é preciso consertar, mostre os impactos reais, não tente amenizar a situação, minimizar o problema. Mas claro que com a postura adequada, de uma forma educada sem constranger e acusar como já citamos.
Esse diálogo gestor x colaborador é essencial para o bom desempenho dos dois e da organização. E se feito da maneira correta só trará harmonia e melhorias para todo ambiente de trabalho.