Fazer intercâmbio é o sonho de muitas pessoas e uma experiência incrível, e cada vez mais os brasileiros estão investindo nesse sonho e tirando do papel. A experiência do intercâmbio traz vantagens imensuráveis para o crescimento pessoal e profissional além de conhecer outras culturas e dominar um idioma diferente. Por isso é muito importante preparar tudo. É preciso planejar cada detalhe para que tudo ocorra bem. Por isso leia o passo a passo de como se planejar para estudar no exterior.
Defina seu objetivo
Por que estudar no exterior? O que você busca alcançar estudando no exterior? Uma das grandes vantagens de estudar no exterior é a oportunidade de crescer na carreira profissional, pois o mercado de trabalho prefere candidatos que tenham vivências diferentes e conhecimento de um segundo idioma. Por isso a maioria viaja com essa intenção e é muito importante ter o objetivo bem definido e claro para focar e não se perder.
Defina qual será sua modalidade de estudo, estudo de idioma, graduação, pós graduação, MBA, mestrado, doutorado, entre outros.
Tenha conhecimento de seus gastos
Faça todo o planejamento financeiro da viagem, por isso defina o país que pretende morar e qual será a duração de estadia no novo país, quanto vai custar as passagens, acomodação e quanto vai ser o custo de vida para seu destino. Procure em blogs quanto é se manter no país escolhido. Tenha tudo detalhado e sempre pense em um dinheiro reserva para emergências.
LEIA MAIS: Descubra os 5 melhores destinos para fazer intercâmbio
Pesquise programas de bolsas
Estudar fora não é barato, e mesmo a educação sendo um ótimo investimento, buscar algumas facilidades e descontos não faz mal nenhum. E muitos países oferecem bolsas de estudo, com o custo para se manter no país incluso, ou alguns dão a bolsa e os custos são por conta do aluno, alguns oferecem bolsas parciais. Existem programas interessantes, faça uma pesquisa detalhada.
Prepare-se emocionalmente
Estudar fora envolve muitas renúncias, sair da zona de conforto, sair de perto dos pais e amigos, por isso é preciso cuidar do psicológico. Você precisa ter conhecimento do que vai enfrentar lá fora. Você irá resolver os problemas sozinhos, não terá os pais para recorrer, vai ter que saber lidar com saudade, ansiedade. Se acostumar com o clima e costumes do país, uma série de outras coisas novas. Por isso, deverá ter inteligência emocional para que as emoções não interfiram nas suas atividades diárias e atrapalhe sua experiência e desenvolvimento.
Prepare tudo com antecedência
Preparar com antecedência ajuda a não ter surpresas desagradáveis. Por isso, pesquise muito pela internet, consulte pessoas que você conhece e que já estudaram fora, o que elas contam sobre o custo de vida. Prepare a documentação necessária com tempo de sobra para providenciar algum documento, se necessário. Saiba o que levar na mala, pesquise como é o clima.
Uma boa preparação e planejamento contribuirá para que sua experiência lá fora seja mais leve e segura. Por isso, seguir essas dicas de ccomo se planejar para estudar no exterior é fundamental e com certeza te ajudarão a realizar o seu sonho.