Você está pensando em estudar fora do Brasil, mas bateu aquela dúvida e desespero: eu preciso saber inglês para fazer intercâmbio? Vamos falar sobre esse assunto aqui! A resposta é NÃO, você não precisa saber falar inglês para fazer intercâmbio, inclusive você não deve deixar de lado esse sonho por isso. Até porque, provavelmente, o motivo principal pelo qual você quer fazer um intercâmbio é para aprender inglês. Mas, a situação não é tão simples assim… É preciso ter em mente que você terá que se dedicar e se esforçar muito mais do que uma pessoa que já tem uma base no idioma. Além disso, a chegada no novo destino pode ser mais complicada se você não sabe NENHUMA palavra. Afinal, você está em um país novo, com um idioma novo e não sabe se comunicar nem da maneira mais básica? Complicado, não?
Para isso temos algumas dicas:
Prepare-se
Se você não sabe nada do idioma, se esforce na preparação para a viagem. Você vai precisar de um vocabulário básico para não ficar totalmente perdido no aeroporto, por exemplo. E para isso muitos canais do YouTube trazem vocabulários básicos e você aprende rapidinho. Há muitos aplicativos para te ajudar também, como o Duolingo.
LEIA MAIS: 8 podcasts para aprender inglês e se divertir
Agência
A escolha da sua agência é importante, pois ajuda muito quando você tem um suporte ao aluno. Eles te orientam para abrir conta no banco, fazer cartão para o ônibus, comprar chip para celular, mercados na rua e etc.
Indicamos a SEDA Intercâmbios, agência que possui uma lista de serviços completa para te ajudar a realizar o sonho do intercâmbio, com um acompanhamento desde o planejamento. Sua viagem tem tudo para ser inesquecível e repleta de boas experiências.
Escolha da escola
Você pode pesquisar com a sua agência, uma escola que eles recomendam que seja mais preparada para receber principiantes no idioma. O nível para os iniciantes é o Beginner, onde irá aprender as cores, números, animais e outras coisas básicas. Todo mundo da turma estará no mesmo nível.
Conheça a SEDA College Dublin, escola que possui mais de 10 anos de experiência em docência na Irlanda, e foi eleita por três anos consecutivos a melhor escola de idiomas da Irlanda. Desde 2018, a instituição mantém a SEDA College Online, plataforma com aulas realizadas exclusivamente pela internet, com apoio de professores especializados.
Acomodação
Quando você chegar, se possível, fique em casas com um mix de nacionalidades, assim provavelmente todos terão que se comunicar em inglês e você será forçado a fazer o mesmo. E só de ouvir e observar os outros falando o idioma também te ajuda a aprender muito.
Não desanime
Não é preciso saber inglês para fazer intercâmbio! No começo você pode se frustrar, mas com o passar do tempo será muito satisfatório avançar de nível e se orgulhar do seu desenvolvimento na língua. Estudar inglês em outro país é a maneira mais eficiente e divertida para aprender. Você irá adquirir a base na escola e praticar no dia a dia com nativos. Então, não deixe esse fator “idioma” barrar seu sonho.