quinta-feira, agosto 21, 2025

Como desenvolver a escuta ativa no ambiente de trabalho

Um dos primeiros passos para desenvolver a escuta ativa é evitar as distrações e interrupções durante o diálogo.

Você sabe o que é a escuta ativa? Sabe da importância de desenvolver a escuta ativa nas suas relações e principalmente no ambiente de trabalho?

A escuta ativa pode ser definida como uma maneira de tornar os diálogos mais eficientes, é preciso dedicação para ouvir e compreender o que o outro tem a dizer e absorver de fato a fala dele. É uma técnica muito importante que traz eficiência para o diálogo, baseada na compreensão e no cuidado ao ouvir outra pessoa. Ouvir, compreender e interpretar com atenção as informações recebidas, sejam elas verbais ou não-verbais.

Desenvolver a escuta ativa é uma maneira de melhorar a comunicação interpessoal na vida profissional. Pois no ambiente corporativo há inúmeras situações para implementar a escuta ativa, seja em reuniões, ao ouvir um feedback, nas instruções para executar uma tarefa e outras situações.

Através do diálogo somos capazes de falar e transmitir informações, chegar a um entendimento e transmitir conhecimento. Mas, muitas pessoas não conseguem estabelecer um diálogo eficaz, porque muito do que é ouvido não é de fato assimilado e interpretado pelo ouvinte, às vezes por falta de concentração, excesso de dados, entre outros fatores. Por isso desenvolver a escuta ativa na vida pessoal e no ambiente de trabalho é fundamental.


LEIA MAIS: Entenda a importância do feedback positivo


Para o gestor é uma ferramenta aliada que gera uma melhora significativa no relacionamento e no desempenho da sua equipe, melhora o esclarecimento de dúvidas dos colaboradores, minimiza os conflitos presentes na rotina da empresa e maximiza o alcance de bons resultados.

E como desenvolver a escuta ativa com seus colaboradores ou qualquer outra pessoa do seu convívio profissional? O primeiro passo é evitar distrações e interrupções durante um diálogo, como celular, e-mails, telefonemas, conversas paralelas e qualquer outra distração. Seja em uma reunião ou conversa particular, a pessoa mais importante naquele momento é a que está diante de você e ela precisa sentir isso.

Treine sua mente, toda vez que estiver em uma conversa com alguém e perceber que os pensamentos estão se desprendendo do diálogo, deixe-os de lado, e volte a atenção para a pessoa que está diante de você e para o que ela está dizendo.

Interesse-se verdadeiramente e reaja à história contada, através da linguagem não verbal e sempre faça contato visual, assim ele conseguirá se expressar corretamente, e ficará mais a vontade para passar a mensagem.


LEIA MAIS: 7 dicas práticas de como dar feedback negativo para sua equipe


Procure prestar real atenção no que está sendo dito e também no que não está sendo dito. Fique atento ao que o interlocutor fala até mesmo com o corpo, para que seja possível entender o que ele quer dizer com profundidade.

Não julgue, evite julgar ou tirar conclusões precipitadas a respeito do que está sendo dito. Adote uma postura compreensiva, demonstre ser uma pessoa que está disposta a ajudar a encontrar as soluções ideais para resolver qualquer tipo de problema ou conflito apresentado por seu interlocutor. Seja empático, entenda as necessidades, motivações, expectativas, valores de quem te procurou, assim é possível contribuir com o trabalho um do outro no ambiente profissional.

Além disso, ofereça feedbacks no final do diálogo. Mostre como assimilou e interpretou as informações. Faça críticas construtivas e elogios. A escuta ativa é um exercício diário, pratique sempre. Assim, cada dia é possível conseguir ouvir mais e aprender a tomar melhores decisões para o colaborador, o time e a empresa.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link