A autoconfiança é a capacidade de acreditar em nós mesmos e em saber lidar com os desafios ou adversidades do cotidiano. Nossa autoconfiança afeta em como realizamos determinadas tarefas e como nos comportamos em determinadas situações. Nesse post vamos falar especialmente sobre a autoconfiança no ambiente de trabalho.
A autoconfiança colabora muito com a saúde e o bem-estar psicológico, porque ter um nível saudável de autoconfiança, equilibrado, sem exageros ajuda a ter sucesso na vida pessoal e profissional e dá disposição para sempre tentar algo novo.
Pessoas confiantes são mais bem sucedidas, pois é a confiança e autoestima que permitem com que elas saiam em busca de seus objetivos e alcancem eles. É por isso que desenvolver a autoconfiança é fundamental para nossas vidas. Sem ela é impossível começarmos a buscar o que desejamos, tanto na vida profissional, quanto na pessoal.
Junto com ela também é preciso buscar a autoestima, pois é muito comum as pessoas ficarem esperando o momento que se sentirão mais autoconfiantes, para só então agir, enquanto isso a vida vai passando e pode ser que esse momento nem chega, porque a autoconfiança é uma habilidade.
Ela é uma das principais habilidades que todo profissional precisa desenvolver para conquistar uma carreira sólida e se destacar no mercado de trabalho. É essa característica que diferencia um profissional de sucesso do que só fica na sua zona de conforto, com medo de arriscar por não confiar em seu potencial e trabalho.
LEIA MAIS: Como se tornar um empreendedor de sucesso
Como a autoconfiança pode ser aprendida, praticada e dominada há algumas práticas simples para você agir com determinação e confiança no seu dia a dia para desenvolver a autoconfiança no ambiente trabalho.
Cuide do seu corpo
Cuidar do sono, ter uma dieta saudável, tomar água e fazer exercícios físicos é fundamental. Se o seu corpo não está sendo cuidado será mais difícil se sentir confiante. Faça do autocuidado uma prioridade, quando se sentir melhor fisicamente se sentirá mais confiante em relação a si mesmo.
Exercite sua pose do poder
A linguagem corporal é uma forte maneira de transmitir a confiança, pois nada expressa melhor o que estamos sentindo do que a nossa própria fisiologia. Por isso cuide da postura e se coloque em posição de poder algumas vezes, como do Super Homem ou da Mulher Maravilha por poucos segundos, isso pode aumentar instantaneamente a confiança.
Tenha uma mentalidade de crescimento
Tenha uma mentalidade cheia de vontade de desenvolvimento e aprendizagem, pois a mentalidade tem um peso significativo no nível de autoconfiança. Se acreditamos que não somos bons em uma tarefa, por exemplo, o nosso desempenho é reduzido.
Celebre todas as vitórias
Celebre cada pequena atividade que realiza como grandes vitórias, assim você começa a enxergar seu sucesso constantemente, todas as vitórias que tem diariamente servirá como uma grande força para mostrar suas potencialidades e fortalecer sua autoconfiança. É uma das melhores maneiras de ganhar autoconfiança no ambiente de trabalho e alcançar vitórias maiores.
Reconheça suas competências
Faça uma autoavaliação profissional e saiba o que você faz bem e o que você não faz. Saiba do que é capaz e dessa maneira evitará situações embaraçosas. Saiba onde é bom e garanta isso e também saiba no que não é bom e entregue para uma pessoa que faz bem.
Para se sentir confiante é preciso estar aberto e conhecer bem a sua realidade. Isso nos liberta da necessidade de sermos perfeccionistas.
Não faça comparações
Não há nenhum motivo para se comparar com outra pessoa. Só você sabe sua história, sabe que não percorreu o mesmo caminho com a pessoa que está se comparando, sabe que não teve as mesmas oportunidades que ela, entre muitas outras diferenças. Seja o melhor que você puder ser e não se compare com ninguém.
Liste as coisas que te faz bem
Isso mesmo, faça uma lista com as coisas que você gosta em você. Listar suas qualidades também contribuirá para sua autoconfiança no ambiente de trabalho. Torne isso um hábito, porque visualizar e saber suas qualidades vai fazer você se sentir bem.
Esqueça a insegurança
Não tem como aumentar a autoconfiança sem deixar de lado a insegurança. Esqueça esse velho hábito da insegurança. Saiba reconhecer seu talento e valor único que pode contribuir em cada situação.
Não tenha medo
A falta de confiança nada mais é do que medo de errar, de arriscar, das críticas, julgamentos, medo de se impor, de fracassar. É até normal sentir medo, mas não o medo que domina sua vida e impede de crescer e evoluir.
Acredite no seu potencial profissional
Quando você não acredita no seu potencial, se sente inferior e dependente dos outros, fica esperando que as pessoas digam o que você deve fazer e também quando e como. O profissional autoconfiante tem iniciativa, sabe o que fazer, confia no seu próprio trabalho e faz com que os outros também confiem e acreditem nele. Porque quando a sua postura, linguagem e comportamento inspiram confiança, as pessoas acreditam mais em você.
Informe-se sempre
A insegurança também está relacionada a falta de preparo e conhecimento. Por isso para ter autoconfiança no ambiente de trabalho fique sempre atualizado em tudo sobre sua área de atuação, novidades do mercado, conteúdos da internet, atualizações, livros, artigos e revistas, tudo pode colaborar.
A autoconfiança ajuda o profissional também a desenvolver sua inteligência emocional e resiliência, e quanto mais ela é praticada com essas atitudes destacadas, mais autoconfiante o profissional será no trabalho, em sua rotina, na realização de projetos, no cumprimento de tarefas, ao falar em público em reuniões e também na vida pessoal.