Sororidade, você sabe o que é isso? O termo está se popularizando aos poucos, mas já falamos sobre esse assunto, aqui mesmo no portal. E dessa vez, vamos falar da sororidade no trabalho.
Para relembrar, sororidade é a empatia e a solidariedade que existe entre mulheres e meninas. Ocorre quando uma amiga ou mesmo desconhecida precisa de ajuda e a outra faz de tudo para ajudar. Ajuda para desabafar, conseguir um emprego, sair de uma situação machista ou qualquer outro tipo de apoio.
Quando uma mulher apoia outra mulher no ambiente corporativo ela está praticando a sororidade no trabalho. Quanto mais as mulheres se apoiarem nesse ambiente, mais todas elas podem desenvolver a carreira e se empoderar. Inclusive promover ambientes mais igualitários.
Pois sabemos que mesmo com muita luta pela busca dos direitos, ainda hoje as mulheres são discriminadas. E no ambiente profissional parece ficar mais em evidência essa desigualdade. Podemos notar pelas porcentagens que comprovam que ainda hoje, mulheres ocupam menos cargos de liderança, são alvos de piadinhas machistas, são vistas como fracas, incompetentes para determinadas funções, erroneamente determinadas como função masculina, ganham menos que os homens mesmo em funções equivalentes e são penalizadas pela maternidade.
LEIA MAIS: Desigualdade de gênero no mercado de trabalho
É por isso, que é extremamente importante as mulheres unirem forças, para todas serem beneficiadas. E para isso a sororidade no trabalho poder ser praticada de várias formas e maneiras bem simples.
Todas as mulheres devem desenvolver um olhar atento as necessidades femininas no ambiente em que trabalham. Nunca devem ser uma concorrente da colega de trabalho, por exemplo, se você apoiar e for apoiada por outras mulheres na sua empresa, mais chances todas têm de crescer juntas.
Observe, elogie e divulgue o trabalho de outras mulheres. Valorize os esforços e resultados de sua colega sempre que possível. Muitas vezes, no ambiente machista, os feitos das mulheres ficam esquecidos e dos homens enaltecido, eles recebem promoções e aumentos e as mulheres não têm nenhum tipo de reconhecimento formal.
Para as mulheres que estão em cargos de liderança, identifique mulheres competentes, as profissionais que tem bom potencial para crescer, e ajude para que isso aconteça.
Oriente as colegas de trabalho, se elas precisarem de ajuda com alguma tarefa, alguma informação, principalmente quando forem novas na empresa e estejam perdidas, acolha.
LEIA MAIS: A importância do empoderamento feminino nas empresas
Se ver alguma colega em uma situação embaraçosa ou que precisa de ajuda para se defender de um comentário machista, ou ainda se ver uma mulher sendo tratada como se ela não tivesse capacidade de entender ou fazer alguma coisa por ser mulher, não hesite em ajudar. Comece a praticar a sororidade desde já.
Demonstre sua admiração pelas suas colegas, se desejar peça uma mentoria para as que já cresceram na empresa.
Não veja sua colega como uma inimiga ou concorrente, essa ideia prejudica o desenvolvimento de todas. Não transforme o espaço corporativo em um cenário de concorrência. Mulheres empoderadas ajudam umas às outras a alcançar seus objetivos.
Sugira fóruns e reuniões para as mulheres, principalmente se for uma gestora do RH, para compartilhar os medos, situações desconfortáveis, inseguranças e qualquer outra coisa que queira falar. O simples fato de conversar, trocar experiências e ter uma rede de apoio pode aliviar os problemas, trazer mais alegria, acolhimento e rendimento.