sexta-feira, agosto 22, 2025

Agradecimento: novo ciclo de uma advogada atuante em processos de adoção

É preciso reverência para poder observar e entender a criação e a conclusão de um ciclo.

Um ciclo se inicia aqui agora, os ciclos começam e terminam, tudo é passagem e caminho, e isso é a natureza e, por isso mesmo, pensei muito o que escrever nesse nosso primeiro contato, pois o início é muito importante assim como o fim.

É preciso reverência para poder observar e entender a criação e a conclusão de um ciclo.

Inicio, pedindo licença a todos:

Uma mulher, sim, sou uma Mulher que aos 50 anos, se declara Mulher “bodas de ouro”. Em mim há várias vivências pessoais e profissionais e isso é maravilhoso, agradeço.

Simplesmente amo ter essa idade, esse corpo, esse corte que destaca Patrice Lumumba e Mike Tyson. Carrego esses dois homens em cima dessa minha cabeça, o mais velho e o mais novo, o equilíbrio e a força dos homens, a dualidade, o prateado, os cabelos brancos e os pretos misturados. Aceito a forma como fui concebida, aceito essa pele maravilhosa, esse nariz, esse cabelo, esse sorriso, essa energia e essa alegria, então agradeço.

Amo esse momento, essa nova oportunidade de me lançar, mostrando um pouco do que aprendi nessa vida profissional, pretendendo dividir algumas histórias que presenciei sobre adoção o processo em si e, com isso, desmistificar o instituto da Adoção no Brasil.

Sei, não é tarefa fácil, pois para atuar na área de Infância e Juventude, é preciso, antes de tudo, haver responsabilidade profissional que significa postura, compromisso, seriedade, afeto, compreensão e sempre lealdade com o melhor interesse de crianças e adolescentes pois, nessa matéria, não tratamos tão-somente de “direito material”, mas, como gosto de classificar, tratamos de “direito afetivo”, pois envolve pessoas, famílias, sentimentos, amor. Logo, não é qualquer profissional da advocacia que deve atuar nessa área, é preciso, antes de tudo, a vocação, por isso agradeço à Vocação.

Agradeço ao que foi determinado para mim e, para mim, só foram determinadas coisas boas, o Sagrado sempre foi generoso comigo, vide a atuação de mais de 20 anos na área de infância, onde pude fazer inúmeras pessoas felizes, onde pude promover encontros de pais e seus filhos. Agradeço!

Recebo sim os honorários materiais pelo trabalho que desempenho e recebo também, o mais importante, os honorários espirituais, e estes carrego com todo respeito aqui dentro da minha coroa, pois eles estão incorporados em mim, são eles o bem querer e o amor dos meus clientes que me blindam e me guardam. Salve!

Mas o fato é, um Caminho de Comunicação foi aberto neste espaço e o caminho é muito importante porque é em cima dele que caminhamos. Então, se há caminho para mim, me dê licença porque eu vou passar e ninguém pode impedir, porque já foi autorizado.

Agradeço ao empresário paulista Laudo Nascimento pelo pavimento do Caminho.

Neste texto, toda a minha sensibilidade de compreensão da oportunidade da comunicação com pessoas que talvez nunca me conhecerão pessoalmente, isso é magia.

Como bem diz o sacerdote de Ifá, Mestre Awo Ifafumi César: “O diálogo é sagrado” e o Sagrado deve ser respeitado, gratidão, agradeço também ao Diálogo.

Assim, agradeço ao Criador, à Mãe Áfrika, à Vida, à Natureza, aos Ancestrais, aos que estão comigo no Caminho, aos que virão e aos que se foram, logo agradeço à memória dos meus pais, a dona de casa, Maria de Lurdes Borges de Andrade e Ascendino Pereira de Andrade, o pedreiro, pois estes são minha família e em processos de adoção tratamos de composição de famílias.

Por fim, agradeço à felicidade porque sou uma mulher feliz que tenho a felicidade de trabalhar naquilo que gosto e por poder colaborar com a felicidade de muitas pessoas.

Eis o motivo de todos os agradecimentos nesse iniciar de ciclo, a felicidade.

Rio de Janeiro, Brasil, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Esse post representa a opinião do colunista e não necessariamente a opinião do Kpacit.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link