O pensamento crítico é uma forma de pensar que vai além das aparências, é não aceitar qualquer informação de imediato sem um questionamento ativo, e ainda ter a capacidade de desfazer de crenças pessoais para analisar uma situação de forma mais racional. O processo do pensamento crítico pode ser rápido ou demorado, tudo depende da prática. E para otimizar a prática nós temos algumas dicas.
Antes é preciso entender a importância do pensamento crítico, ele é útil em todas as áreas da vida, na área profissional, espiritual, intelectual, socioafetiva e financeira.
Ele ajuda a conferir argumentações, defender pontos de vistas e opiniões, apontar pontos fortes e fracos em teorias e não aceitar coisas impostas cegamente.
O pensamento crítico também é fundamental para formar indivíduos conscientes de sua realidade para serem agentes de transformação, sendo cidadãos empoderados que sabem que suas atitudes fazem a diferença na sociedade.
Pensar de forma crítica resulta também na capacidade de tomar decisões mais assertivas a partir de argumentos sólidos. Diminui preconceitos e torna as pessoas mais receptivas e flexíveis, que compreendem as diferenças entre seu ponto de vista e de outros indivíduos.
Desenvolver o pensamento crítico é um dos objetivos definidos pelas instituições de nível superior. Essa habilidade já começa a ser trabalhada na educação básica e é enfatizada na graduação.
Saiba como desenvolver o pensamento crítico com atitudes simples:
Leia livros de diversos gêneros
A leitura tem inúmeros benefícios, entre eles a capacidade de ampliar a bagagem cultural. Ler livros de diversos gêneros, independente do gosto pessoal, aumenta os conhecimentos sobre diferentes conteúdos, assim terá mais bagagem e propriedade para refletir sobre diversas situações.
Mantenha a mente aberta
Ter a mente aberta é “pensar fora da caixa”. Estamos acostumados a pensar sem questionar as informações impostas, é importante ter a mente aberta para novas possibilidades de compreender determinado tema. E permitir que nosso cérebro reflita sobre novos aspectos e possibilidades.
Seja curioso
Invista na curiosidade para ter um pensamento mais crítico, ela possibilita aprender sobre coisas novas. Faça mais perguntas, mais pesquisas, busque mais conhecimento sobre tudo. Geralmente quanto mais desconhecido de nossa realidade, mais a curiosidade é aflorada, então explore isso.
Analise as situações
Quanto mais detalhes, informações e razões você conhecer sobre o cenário, melhor será para pensar e avaliar criticamente.
Avalie pontos essenciais como, quem está envolvido por exemplo. Conheça os argumentos das outras pessoas questionando como elas formaram a opinião a respeito da situação.
Controle a impulsividade
Pratique o pensamento equilibrado, controle a impulsividade e as reações automáticas. Gaste tempo para refletir antes de tomar qualquer atitude. Assim será possível elaborar respostas mais assertivas.
Exercitar o pensamento crítico é fundamental para quem deseja aperfeiçoar suas competências e se tornar um estudante, profissional e cidadão melhor.
Essa abordagem permite a formação de opiniões mais firmes e a tomada de decisões mais assertivas no dia a dia.