Durante o nosso dia temos milhares de pensamentos negativos ou positivos. A todo instante a nossa mente está pensando e liberando substâncias químicas por conta disso.
Dessa forma, com o tempo, os pensamentos que temos podem mudar a química do nosso corpo assim como nosso padrão mental. Por isso, ao emitir um pensamento negativo corremos o risco de cair em uma teia negativa sem fim.
Afinal, os tipos de pensamento que constituem a negatividade são chamados de distorções cognitivas, fazendo-nos muitas vezes perder o controle e a produtividade nos levando inclusive à depressão.
Mas o que fazer para parar os pensamentos negativos? Embora não seja uma tarefa fácil, seguindo algumas etapas é possível mudar o curso dos seus pensamentos evitando que eles acabem com o seu dia.
Registre os seus pensamentos negativos em uma planilha
Pode até parecer irrelevante, mas a verdade é que se você começar a registrar os seus pensamentos negativos em uma planilha vai começar a se policiar mais quando eles invadirem a sua mente. Pode acreditar.
Sendo assim, toda a conversa interna que você travou consigo mesmo em monólogo, procure colocar em uma planilha. Por exemplo: “eu acho que não vou conseguir entregar esse projeto a tempo”.
Ao ter esse pensamento, registre-o, pois no dia seguinte na hora que você pensar em ter o mesmo pensamento, verá ele na planilha e vai procurar corrigir a rota antes que as toxinas sejam emitidas para o universo.
Rotule o pensamento na planilha
Depois que você criou a planilha e colocou exatamente o pensamento negativo que teve na primeira coluna, rotule ele na segunda coluna, com o tipo de distorção cognitiva que você acredita. Nesse exemplo nosso, ele poderia ser um raciocínio emocional.
Desse modo, você verá que aquele pensamento não condiz com a razão e você poderá sim terminar o projeto dentro do prazo. Mas ao ficar pensando de forma negativa, surgirão diversos imprevistos que impedirão você de concluir o projeto.
Refute veementemente esses pensamentos negativos
Na terceira coluna procure refutar veementemente o seu pensamento negativo, dando exemplos de que esse pensamento está errado e que você conseguirá, neste exemplo, entregar os projetos dentro do prazo.
Lembre-se de algum projeto que você também acreditou que não conseguiria entregar a tempo e no final acabou conseguindo e coloque ele como exemplo nessa coluna. Essa é uma forma bem interessante de se motivar.
Ou seja, quando o pensamento negativo invadir a sua mente, você vai olhar para a planilha e pensar: esse pensamento é bobagem, eu já consegui anteriormente terminar o projeto dentro do prazo, e agora não será diferente.
Procure agir como um sábio diante do problema
Na quarta coluna tente se colocar fora do problema, imaginando que ele não é seu. Então se pergunte: que conselho eu daria para alguém que estivesse pensando dessa forma? Feito isso, dê esse conselho para si mesmo.
Essa é uma prática bem interessante, pois aqui você está treinando uma forma de conseguir espantar o pensamento negativo usando a lógica e a razão. Ou seja, quando o pensamento negativo voltar, já haverá uma solução para ele.
A verdade é que ninguém está livre desse tipo de pensamento, no entanto, podemos criar essas técnicas para combatê-lo. E ao colocar isso numa planilha você ficará mais atento quando o pensamento negativo voltar.
Portanto, comece hoje mesmo a treinar. Quanto mais você se dedicar em combater o pensamento negativo, mais você vai conseguir extinguir ele da sua mente, tendo uma vida muito mais harmônica e feliz.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.