sexta-feira, agosto 22, 2025

O que é autogestão e por que ela é um diferencial no mercado de trabalho!

Você sabe porque a autogestão é uma tendência dentro das organizações? Não? Então não deixe de ler este artigo e descubra!

Você já ouviu falar em autogestão e sabe por que ela está se tornando um diferencial no mercado de trabalho? Resumidamente, a autogestão é uma forma de dar mais autonomia para as pessoas tomarem decisões dentro da empresa.

Aquela clássica estrutura verticalizada onde o comando e controle eram centralizados em poucas pessoas está sumindo do mercado. Cada vez mais as empresas estão criando um formato de trabalho no qual os colaboradores possuem mais autonomia para agir.

Esse formato traz inúmeros benefícios para o negócio, começando pela satisfação dos funcionários e se estendendo até na melhoria da criatividade e na otimização das relações internas da organização.

Mas, afinal, o que significa autogestão?

Autogestão faz referência ao aumento da autonomia que os colaboradores têm dentro de uma empresa. Sendo assim, um funcionário pode tomar algumas decisões sem a necessidade de pedir autorização para seus superiores.

Dessa maneira, ele pode planejar, executar e controlar as suas tarefas diárias assumindo mais responsabilidades e consequentemente entregando resultados mais efetivos para a empresa. Mas, por outro lado, ele também será mais cobrado por isso.

Na medida em que uma empresa implanta o processo de autogestão, todo negócio é impactado, e sobra mais tempo para a alta cúpula da organização focar em decisões estratégicas de longo prazo.

Como uma empresa pode implantar a autogestão?

A implantação de um modelo de autogestão é um desafio para as organizações. Afinal, é uma verdadeira quebra de paradigmas e mudança na própria cultura organizacional do negócio.

Para isso é preciso preparar todos os agentes internos, promovendo algumas habilidades específicas junto aos colaboradores como comunicação, segurança, dentre outros.

De forma resumida, é preciso promover a autogestão pessoal oferecendo treinamentos para que os colaboradores passem a ter mais clareza das suas responsabilidades no trabalho, compreendendo a missão da empresa e passando a contribuir com ela.

Fora isso, eles precisam entender que fazem parte de um time, e que autogestão não é sinônimo de individualismo. Para isso é preciso que a empresa defina as metas de curto prazo de cada um.

Além disso, a empresa precisa deixar claro que a autogestão é algo valorizado internamente e fazer o possível para enxugar a estrutura hierárquica, eliminando assim alguns cargos de chefia.

Quais são os benefícios que a autogestão pode trazer?

Conforme você pode reparar, a autogestão é um trabalho conjunto, sendo que ela traz inúmeros benefícios não só para a empresa como também para todos os seus colaboradores.

Um dos principais objetivos é que ela estimula a criatividade dentro do negócio, até porque o funcionário muitas vezes vai se ver diante de um problema de difícil resolução, exigindo dele mais capacidade de criação.

Além disso, ela aumenta também a agilidade diária, pois nem todas as decisões precisam subir para depois descer. Ou seja, elas podem ser resolvidas rapidamente, melhorando todo o processo produtivo dentro da empresa.

Sendo assim, um problema que poderia levar dias para ser solucionado, é resolvido em fração de minutos. Imagina se esse problema diz respeito a alguma reclamação de um cliente.

Certamente que se ele for resolvido mais rapidamente deixará o cliente mais satisfeito e consequentemente criará uma imagem melhor da empresa junto ao mercado. Isso trará mais lucratividade para o negócio.

Dessa maneira podemos ver que a autogestão é uma forma de aumentar o lucro da empresa por meio de um processo inovador que dá mais autonomia para todos os seus colaboradores.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link