terça-feira, outubro 7, 2025

Senai-SP oferece bolsa de estudo para cursos de formação profissional

Para quem está em busca de curso de formação profissional, uma boa alternativa são os cursos do Senai que oferece inclusive bolsa de estudo.

Para quem tem interesse em fazer um curso técnico de formação profissional, uma boa possibilidade são os cursos do Senai-SP. Inclusive, a instituição está oferecendo bolsa de estudo para diversos cursos.

Dentre as áreas que estão com vagas em aberto estão Manipulador de Alimentos, Comando Elétricos, Auxiliar Administrativo, Assistente de Controle de Qualidade, Analista de Modo e Efeito de Falha (FMEA), dentre outros.

As vagas disponíveis são para a unidade Roberto Simonsen que fica na rua Monsenhor Andrade, 298 no bairro do Brás na cidade de São Paulo.

Como participar do curso?

Quem tiver interesse em adquirir as Bolsas de Estudos do Senai-SP precisa acessar a página do programa, escolher o curso que deseja e na sequência clicar em Bolsa de Estudos.

Lembrando que dependendo do tipo de curso, as bolsas podem ser integrais ou parciais. Nos casos dos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnico, as bolsas de estudo são sempre integrais.

Já nos cursos livres que possuem carga horária acima de 160 horas as bolsas podem ser integrais ou parciais, e no curso superior de graduação, podem ser concedidas bolsas parciais.

Como faz para conseguir a Bolsa de Estudo?

Para conseguir a bolsa de estudo é preciso ter renda per capita igual ou menor a 1,5 salário mínimo federal. Além disso, é preciso atender aos requisitos no site. Vale lembrar que ao final das inscrições, se o número de candidatos superar o total de vagas, haverá uma classificação com base em alguns requisitos.

O primeiro é a situação de emprego, sendo que o candidato desempregado terá prioridade. O segundo requisito é o grau de escolaridade, sendo que terá prioridade quem cursou no máximo o ensino médio.

Sendo assim, a preferência é para quem concluiu o ensino médio, na sequência quem está cursando o ensino médio, e assim por diante até chegar na escolaridade mínima prevista como requisito para fazer o curso.

Por fim, a renda também é fator determinante, sendo que terão prioridade os candidatos de menor renda per capita. Lembrando que a renda é calculada a partir dos rendimentos e do número de pessoas da família que moram com o candidato.

Além disso, visitas à domicílio dos candidatos inscritos podem ser realizadas a qualquer momento, por um representante do Senai-SP. Sendo assim, o candidato que omitir ou prestar informação falsa perderá o direito à bolsa. Ainda assim, se houver empate, a data de nascimento poderá ser usada, dando preferência ao candidato mais jovem.

Quanto tempo será dado ao candidato para fazer a matrícula?

O candidato que for classificado terá um prazo de 3 dias úteis para ir até uma escola do Senai para efetivar a sua matrícula. Lembrando que o candidato que não comparecer dentro do prazo será eliminado do processo seletivo.

Caso o candidato seja eliminado do processo, um suplente receberá um telefonema do Senai-SP para comparecer à escola em até 1 dia útil para fazer a matrícula.

Vale destacar que se o número de alunos matriculados não atingir o mínimo estabelecido pela Escola Senai poderá ocorrer o cancelamento da turma.

E se durante o curso um aluno bolsista desistir, ele não poderá se candidatar a uma nova bolsa até que a desistência seja justificada e aceita pelo coordenador do Senai.

Portanto, se você está buscando uma oportunidade para aperfeiçoar os seus conhecimentos, os cursos do Senai-SP podem ser uma boa opção.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.

Últimas Notícias

Em Destaque

Escolhas do Editor

Artigos Relacionados

Secret Link