Com o objetivo de capacitar e encorajar mulheres que estão fora do mercado de trabalho, a Coca-Cola está abrindo 300 vagas de mentoria para mulheres que serão ministrados pela startup “Se Candidate, Mulher!”.
O principal objetivo da parceria entre as empresas é procurar resolver o problema da desigualdade de gênero que ainda é muito grande dentro do Brasil.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) a força feminina no mercado de trabalho caiu de 53,3% no terceiro trimestre de 2019 para 45,8% no mesmo período de 2020.
Entre os homens, além da participação ser mais expressiva, a queda também foi menor, saindo de 71,8% para 65,7%. Isso mostra como as mulheres sofreram mais com o desemprego durante a pandemia.
Por esse motivo, a Coca-Cola decidiu inovar com essa iniciativa que pretende ampliar o número de mulheres dentro da indústria de bebidas.
Iniciativa entre Coca-Cola e startup “Se Candidate, Mulher!”
A iniciativa da Coca-Cola visa capacitar 300 mulheres gratuitamente para prepará-las para o mercado de trabalho. Vale ressaltar que após a conclusão do projeto elas vão concorrer a 50 vagas de supervisora de merchandising.
As vagas serão distribuídas nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A exigência para ocupar a vaga será formação superior nas áreas de Administração, Marketing, Economia e correlatas.
Além disso, será preciso possuir competências interpessoais como boa capacidade de relacionamento, influência, negociação, foco no cliente, visão global, trabalho em equipe, inovação e adaptabilidade.
Também será exigido experiência de três anos em liderança de equipes, experiência na área de vendas, inglês ou espanhol intermediário, carteira nacional de habilitação na categoria B, conhecimento técnico em Excel, Access e SAP.
Vale destacar que as candidatas precisam residir nas cidades nas quais as vagas serão ofertadas, ou então ter disponibilidade de mudança para elas.
Programa de mentoria para mulheres será realizado em 4 encontros
Conforme antecipamos, o Programa de Mentoria será totalmente gratuito, sendo ele realizado em quatro encontros. No total serão 12 horas de aulas voltadas para a preparação do processo seletivo da Coca-Cola FEMSA Brasil.
De acordo com a empresa, as aulas terão conteúdos voltados exclusivamente para o processo seletivo, sendo que a candidata vai aprender mais sobre autoconhecimento, criação de currículo, desenvolvimento de comunicação e oratória, gestão de tempo e desenvolvimento de perfil no LinkedIn.
Quem tiver interesse em participar pode se inscrever através deste link, sendo que as aulas serão iniciadas ainda neste mês de setembro, com encontros que vão acontecer duas vezes por semana.
Desigualdade de gênero é um problema global
Não é só no Brasil que a desigualdade de gênero é algo que preocupa. Por isso, as grandes empresas como Coca-Cola estão se atentando a isso, procurando dessa forma criar iniciativas para minimizar a situação.
Vale destacar que após a pandemia, o problema se agravou ainda mais, sendo que a taxa de ocupação entre as mulheres no mercado de trabalho é a menor desde o ano de 1991. Isso mostra que o desemprego agrava a vulnerabilidade.
Outro problema que também é observado é a questão racial. Pois, entre as mulheres que estão desempregadas, 58,5% são negras contra 39% de brancas. Por isso, ações afirmativas como essa da Coca-Cola se fazem tão necessárias.
Portanto, se você estava procurando uma oportunidade para se capacitar, agora você pode participar de um dos maiores programas de mentoria do Brasil. Interessante, não é mesmo?
Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.