A gestão do tempo no trabalho é essencial para que você consiga manter a sua saúde mental, seu equilíbrio emocional e ainda assim entregar os resultados esperados pela empresa.
Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia é muito comum que a quantidade de afazeres tenha dobrado em nossas vidas. E, além disso, as redes sociais e grupos de WhatsApp tornaram-se grandes tomadores de tempo.
Dessa forma, é preciso criar uma gestão do tempo no trabalho eficiente, para que você consiga crescer na sua profissão, sem precisar se matar de trabalhar.
Qual a importância da gestão do tempo no trabalho?
Geralmente quem consegue fazer uma gestão eficiente do tempo trabalha de forma mais inteligente e mais produtiva. No caso de profissionais liberais, é possível ganhar até mais dinheiro por conta disso.
Isso quer dizer que é possível fazer mais atividades em menos tempo, sobrando mais horas para folgas e para passar momentos únicos com a família e amigos.
Contudo, quem não sabe fazer uma boa gestão do tempo vive correndo sem planejamento, está sempre atrasado e trabalha sob pressão o tempo todo. Como consequência, o profissional acaba se tornando muito mais estressado e menos produtivo.
Como fazer uma boa gestão do tempo?
A gestão do tempo pode ser feita de várias maneiras, mas um bom começo é parar de procrastinar as coisas. Se você perceber que está tendo dias estressantes, desorganizados e pouco produtivos é importante rever sua agenda. Isso é, se você tiver uma.
Nesse momento, é preciso que você avalie quanto está assumindo de atividades, e planeje o seu dia antes de começar a trabalhar. Esse planejamento te dará um parâmetro melhor se você realmente vai conseguir cumprir o que se propôs.
Assim que você organizar a sua agenda, procure determinar quanto tempo vai demorar em cada atividade. Determine um tempo para concluir essas atividades e evite tirar o foco em tomadores de tempo como redes sociais.
Antes de você aceitar um compromisso como uma nova atividade ou um novo trabalho, veja se sua agenda comporta mais aquele compromisso. Caso contrário, simplesmente negue. Ou então você acabará enlouquecendo.
Ferramentas para ajudar na gestão do tempo
Além de uma boa organização e planejamento, existem ferramentas que podem ajudar você a realizar as atividades em menos tempo. Isso ajuda inclusive a melhorar a sua rotina e o seu dia a dia.
Dentre as principais estão o Trello, RescueTime, PomoDoneApp, Todoist e Toggl. Veja aquele que você mais se identifica. O Trello, por exemplo, é um bom recurso para quem trabalha como autônomo, ou até dentro de uma empresa.
Ele ajuda a organizar as atividades de maneira muito simples e visual. É possível criar painéis e cards dentro dele. Por exemplo, vamos imaginar que você tenha 5 clientes.
Você pode criar 5 painéis, um para cada cliente, e dentro de cada um deles, os cards referentes as atividades que serão desempenhadas. Assim fica muito mais fácil e organizado gerir o seu dia.
O planejamento do tempo traz mais equilíbrio emocional
Quando você passa a organizar melhor o seu tempo, o seu próprio equilíbrio emocional melhora. Ou seja, você se torna uma pessoa bem menos estressada, mais tranquila e faz suas atividades muito melhor.
Técnicas de concentração e controle de tempo também ajudam. Uma delas é o método Pomodoro, que consiste em trabalhar 25 minutos concentrado e descansar 5. Essa é uma forma de evitar que você se distraia.
Se possível, deixe o celular longe durante o expediente, a menos que isso seja necessário. Pois, conforme dissemos, um dos maiores tomadores de tempo da atualidade são as redes sociais e os grupos de WhatsApp.
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