O Canadá é um dos destinos mais procurados entre os brasileiros quando o assunto é estudar e trabalhar no exterior. Entretanto, a segunda maior nação do mundo em extensão territorial, tem um grande problema populacional. O país possui apenas 38 milhões de habitantes, número menor do que o estado de São Paulo, por exemplo, que possuía 46 milhões em 2019, de acordo com o IBGE.
Devido a pouca mão de obra, o Canadá precisa buscar profissionais em diversos países, seja por déficit em algumas áreas ou até mesmo para impulsionar o desenvolvimento econômico do país. Em 2019, a chegada de estrangeiros representou 80% do crescimento da população e um terço dos negócios do país tem como dono um imigrante. Até 2023, o gigante norte americano prevê receber mais de 1,2 milhão de estrangeiros.
As principais opções para quem deseja se aventurar em solo canadense são os estudos e o trabalho. Mas uma grande vantagem, é que um acaba viabilizando o outro, porque o governo facilita a solicitação de residência permanente para os estudantes ao término do curso.
LEIA MAIS: Visto canadense: confira o passo a passo para emitir o documento
Atualmente o país conta com cerca de 60 programas de apoio a estrangeiros. Cada província conta com as suas próprias regras de imigração, porém o governo determina alguns critérios obrigatórios como: somente será possível ofertar visto para profissões com escassez de mão de obra, proficiência nos idiomas locais (francês ou inglês), experiência de trabalho, idade e comprovação financeira.
Veja alguns exemplos de programas:
Provincial Nominee: é a solicitação de entrada para uma província específica. Está sujeito a necessidade de profissionais de cada uma delas. Verificar o site da província que tem interesse pode ajudar bastante na hora da aplicação.
Startup Visa Program: esse programa é para quem deseja abrir um negócio no país, seja para gerar novos empregos ou entrando como sócio em um negócio já existente.
Caregivers: é destinados aos profissionais cuidadores de idosos, crianças ou pessoas com necessidades especiais.
Rural and Northern Immigration: específico para profissionais que desejam morar em cidades menores ou mais ao norte do Canadá. Este programa tem como pré-requisito ter uma carta de recomendação de algum morador da vizinhança para qual se pretende imigrar.
Self-Employed Program: próprio para trabalhadores autônomos, que visão continuar mantendo as atividades no país, por exemplo, atletas, artistas, bailarinos e músicos.
Você pode conferir detalhes sobre todos os programas disponíveis aqui.
Se interessou para ir para o Canadá mas ainda não encontrou nenhum programa que chamou a sua atenção? A SEDA Intercâmbios possui uma lista de serviços completa para te ajudar a ir para o Canadá! Sua experiência tem tudo para ser inesquecível e cheia de conquistas.
